Jornalistas não são meros investigadores da realidade que passam esse conteúdo apenas em forma de notícias e reportagens para a população. O jornalista caracteriza-se também pela imortalização - nas páginas do seu veículo midiático - como um historiador. Mas não um historiador de grandes eventos da humanidade e sim, essencialmente, um historiador do cotidiano. Seja, então, muito bem vindo, meu caro leitor!
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Segredo da felicidade
Este breve artigo é sobre felicidade, mais especificamente sobre a felicidade relacionada ao fazer amor. Sem falso pudor, eu não sou mais virgem (nem tinha cabimento de ser), e espero que você - caro leitor ou leitora - também não seja mais.
A virgindade é cada vez mais um mero tabu. Com tantos métodos anti-concepcionais disponíveis hoje em dia, e tanta informação sobre como usá-los corretamente, ninguém mais engravida sem querer. Gravidez hoje em dia só acontece com casais descuidados. Então podemos fazer amor à vontade sem nos preocuparmos com gravidez indesejada ou mesmo com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Então fazer amor é bom demais! E é seguro! Por que não fazemos mais?
As mulheres costumam dizer que às vezes se sentem usadas. Que os homens só vêem nela um pedaço de carne. Tudo bem... vamos até dizer que nós homens tenhamos um forte de ter mais intenções carnais que sentimentais... MAS vocês mulheres também nos usam. Vocês usam nossos corpos para terem prazer da mesma forma!
Então se vocês nos usam - existe um uso mútuo - por que vocês insistem em dizer que "são usadas" e não falam nada sobre terem usados seus parceiros?
Sexo é bom sim! Abaixo a hipocrisia de não falarmos sobre isso ou mesmo não praticarmos por causa de preconceitos sociais.
Recebi um e-mail sobre comportamentos de homens e mulheres, o qual transcrevo abaixo um trecho:
Esqueçam de uma vez por todas esse negócio de homem não gosta de mulher fácil. Homem adora mulher fácil. Se 'der' de prima então, é o máximo. Todo homem sabe que não existe mulher santa. Se ela está se fazendo de difícil, ele parte para outra. A demanda é muito maior do que a procura. O mercado está cheio de mulher gostosa. O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte. Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema). Ou, como se diz na gíria, é pepino puro. O fato de você não ligar para o homem e ele gostar de você não quer dizer que foi por você se fazer de difícil, mas sim por você não representar ameaça para ele. Ele vai ficar com tanta simpatia por você que você pode até conseguir fisgá-lo. Ele vai começar a se envolver sem perceber. Vai começar ELE a te procurar. Se ele não te procurar era porque ele só queria aquilo mesmo. Parta para outro e deixe esse de stand-by. Não vá se vingar, pois você só piora a situação e não lucra nada com isso. Não se sinta usada, afinal você também fez uso do corpo dele - faz parte do jogo; guarde como um momento bom de sua vida.
Então vamos todos esquecermos nossos pudores, preconceitos e frescuras sociais? Vamos viver a liberdade. Fazer amor é bom e eu gosto! E você?
Abraços, obrigado pela visita, e desejo pra ti um excelente e delicioso final de semana!
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Frase do dia
o cara nasce homem e dispensa essa graça alcançada"
Estou rindo até agora... rs rs rs
Abraços, e tenha uma ótima quinta-feira!
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Café diminui os seios das mulheres
Uma equipe de pesquisadores de uma universidade sueca descobriu que os seios de mulheres com um determinado genótipo podem diminuir de tamanho se elas tomarem três xícaras de café diariamente. Segundo este estudo, a partir da terceira xícara o efeito começa a incrementar-se. A pesquisa também indicou que existe um vínculo direto entre tomar café e ter seios pequenos.
Cerca de 300 mulheres foram interrogadas sobre as medidas de seus bustos e sobre quantas xícaras de café tomavam diariamente em média. Segundo os pesquisadores, a relação de tomar café com seios pequenos é devido a que a metade de todas as mulheres possui um gene que conecta o tamanho do busto com o consumo do café.
De qualquer forma, tomar café tem um lado positivo para as mulheres, já que, de acordo com os cientistas, a ingestão regular de cafeína ajuda a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. Os pesquisadores explicaram que estes efeitos do café estão relacionados ao impacto que eles têm nos hormônios sexuais femininos.
No entanto, eles avisam que ainda é muito cedo para fazer qualquer recomendação em termos de dietas em relação ao consumo de café.
Fonte: MDig
domingo, 26 de outubro de 2008
Peidar para baixar pressão arterial
Já considerado um mal do século, a hipertensão arterial é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno. Um mal silencioso que pode afetar um em cada cinco habitantes e que segundo um estudo publicado pela LiveScience.com pode ser controlado de uma forma nem tão silenciosa. Peidar é um bom sistema regulador da pressão sanguínea.
Ao que parece, os pesquisadores trabalharam com cobaias e descobriram que, quando o animal expulsa gases, as células que rodeiam os vasos sanguíneos mantêm a pressão do sangue num nível muito baixo.
- "Este mesmo gás é também produzido nas células que rodeiam os vasos sanguíneos dos seres humanos", assegura um membro da equipe de pesquisa que trabalhou na Universidade Johns Hopkins de Baltimore.
Ao confirmar que um "pum" é um bom sistema de controle da pressão sanguínea e, portanto, um modo de prevenção contra a hipertensão, os pesquisadores não duvidam em afirmar que é possível "criar medicamentos que ajudem a formar no corpo sulfato de hidrogênio como uma alternativa aos atuais tratamentos da hipertensão arterial".
O mal é considerado silencioso pois 47% das pessoas não sabem que sofrem de hipertensão arterial.
Fonte: MDig
sábado, 25 de outubro de 2008
Frase do dia
Há algum tempo atrás eu vi uma frase muito interessante, que dizia mais ou menos assim: "Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos". Concordo plenamente: nós perdemos muito tempo com planos e pensamentos - a maior parte deles sem utilidade real - enquanto a vida passa. Também ouvi uma frase bacana, um questionamento: "Você vai passar pela vida ou deixar que a vida passe por você?"
Nesses momentos você pára para refletir: A vida é muito curta, e nós temos um propósito aqui. Aliás, dois: o primeiro é servir à humanidade. O segundo é ser feliz. E a base de toda nossa vida é amar a Deus sobre todas as coisas.
Você, meu querido leitor ou leitora, ao terminar de ler este artigo vai fazer o que? Contribuir para a sociedade? Publicar um artigo na wikipédia? Ou gastar uma ruma de energia elétrica só para olhar fotografias alheias no orkut?
Nossa consciência ecológica é muito importante! A luz que você apaga, a natureza não paga.
Mas voltemos ao nosso foco: ser feliz. Nós perdemos tempo demais com bobagens, com planos, com pensamentos inúteis ou desprezíveis. Não digo que algum de nós seja perfeito ou não possua nenhuma patologia psicológica em maior ou menor grau. Temos apenas que sermos felizes - sem que essa felicidade atrapalhe o bem estar social. De que adianta você ser feliz se sua felicidade machucar outras pessoas? Nada!
Então temos, devemos ser felizes. Sempre. Esqueça os pudores, esqueça as frescuras, esqueça as lições de moral que você recebeu daquelas tias que ficaram perdidas no tempo. Você só tem obrigação com sua felicidade.
A felicidade plena só depende de uma única pessoa. Quer saber quem? Olhe no espelho. Sim, você mesmo! Então seja feliz, que felicidade é contagiante. Se você vai contagiar as pessoas ao seu redor, prefere que seja com tristeza ou com alegria? E lembre-se que semelhante atrai semelhante, então se você viver triste vai atrair mais tristeza; mas se você viver de bem com a vida, bem... não preciso nem explicar porque você é inteligente e entendeu.
Pare de se preocupar com os preconceitos ou frescuras da sociedade. A vida é mais do que um conjunto de regras escritas por outras pessoas. Nossas regras fazemos nós.
Então, segue a minha frase do dia para você, querido leitor e querida leitora:
(Historiador do cotidiano)
E desejo a ti um excelente final de semana!
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Frase do dia
(James MacArthur)
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Frase do dia
(Autor desconhecido)
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Frase do dia
(Shakespeare)
Maior spam de todos os tempos
O maior spam da net: 23 coisas que você deve saber antes de morrer
Estas curiosidades rodam a net desde que ela tinham um outro formato, o de somente texto. Mas o mais interessante e curioso é que por mais que você já tenha a lido "trocentas" vezes, alguém ainda não. Portanto pode ser "old"pra você, mas alguém ainda há de se embasbacar em saber que o 'quack' de um pato não produz eco. Quem será que foi o "coçador de sapo" que descobriu isso?- O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
- Em 1997As linhas aéreas americanas economizaram US$40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
- Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
- Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.
- Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
- As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam.
- As escovas de dentes azuis são mais usadas que as vermelhas.
- O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
- Só um alimento não se deteriora: o mel.
- Os golfinhos dormem com os olhos abertos.
- Um terço de todos os sorvetes vendidos no mundo é de baunilha.
- As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas dos pés.
- O olho da avestruz é maior do que o seu cérebro.
- Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
- O 'quack' de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
- O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
- É impossível espirrar com os olhos abertos.
- 'J' é a única letra que não aparece na tabela periódica.
- Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
- Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
- Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
- 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa noite ao jornalista no final.
- É humanamente impossível lamber o próprio cotovelo.(Aproximadamente 70% das pessoas que lêem isto, tentam lamber o cotovelo!)
terça-feira, 21 de outubro de 2008
10 atitudes para emagrecer
10 atitudes chaves para emagrecer
Muitas pessoas perguntam qual é a melhor forma de começar a emagrecer. Há muitos aspectos a ter em conta (calorias, tipo e duração da atividade física, entre outras questões), mas o mais importante é conseguir uma base firme para que as mudanças desejadas sejam duráveis e os esforços façam sentido.
O primeiro passo, naturalmente, é querer mudar. O segundo, e tão importante como aquele, é contar com um bom programa.
Antes de começar o caminho da mudança, o panorama talvez se apresente árduo, inalcançável. Como começar? A seguir você vê algumas estratégias singelas para começar.
- Anote as razões para perder peso.
Os benefícios de um peso saudável podem ser uma poderosa motivação para desfazer-se dos quilos. Alguns exemplos: "Quero emagrecer para poder amarrar o tênis", "Quero bincar com meu neto", "Gostaria de caminhar até o trabalho sem ficar esbaforido e sem que me doam os joelhos", "Me sentirei mais contente com meu corpo" ou "Faz tempo que não vejo a minha bacurinha/meu pinto". - Firme um contrato…com você mesmo.
Pode parecer uma tremenda "babaquice", mas funciona, por exemplo, "Eu... comprometo-me a envidar meus melhores esforços por praticar atividade física, comer menos alimentos com muita gordura e açúcar e incorporar mais frutas e verduras a minha alimentação". - Escolha objetivos realistas.
Escreva três ou quatro objetivos que queira atingir. Por exemplo: "Tentarei baixar meio quilo por semana"; "caminharei 30 minutos nas segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e sábados". Evite as metas exageradas e mágicas como "perderei 10 quilos em duas semanas...": só conduzem à frustração e ao insucesso. As metas devem ser avaliadas, isto é, você deve poder dar-se conta de a cumpriu ou não. Evite as metas exageradas. Dê um passo por vez. - Tenha um plano.
Elimine de sua casa as tentações pouco saudáveis. Encha sua geladeira com alimentos frescos e muitas frutas e hortaliças. Compre um par de tênis confortáveis (tipo sapatilhas chinesas) para caminhar e vista uma roupa cômoda. - Peça ajuda.
Ainda que o esforço deverá ser feito por você, contar com o apoio de outras pessoas pode facilitar o sucesso. Por exemplo, se tem parceiros para fazer atividade física, terá mais probabilidades de manter o impulso inicial durante o ano. Se estiver fazendo dieta, terá mais probabilidades de cingir-se a ela se seu parceiro ou filhos comem também de forma saudável. Finalmente, se durante o tratamento sofrer um retrocesso, o apoio da família ou amigos, o ajudará a não desanimar-se e a retomar o caminho. - Meça seu progresso.
Pese-se de forma regular mas não obsessivamente. Meça sua cintura, prove uma roupa que faz muito tempo que não usa. Veja a barriga diminuindo no espelho. Os pequenos avanços darão a força necessária para seguir para a grande mudança. Pode ter certeza de que não conseguirá emagrecer e entrar em forma sem uma preparação adequada. - Tenha um cardápio da alimentação e um registro de atividades físicas.
A planificação escrita lhe permitirá ver quais áreas de seu programa precisam de um reajuste. Consulte uma nutricionista. - Faça pelo menos 6 refeições diárias.
Além das três principais, agregue três lanches ao longo do dia. Isto lhe permitirá chegar com menos apetite às refeiçoes e lhe dará forças para estar mais ativo durante o dia todo. Alguns exemplos de lanches saudáveis são: uma fatia de queijo magro, uma maçã, uma fatia de abacaxi, uma barrinha de cereal, 1 iogurte com frutas, 1 copo de leite light, etc - Aceite os erros.
Durante seu progarama de emagrecimento terá momentos de avanços e momentos de retrocessos, zonas de "vento a favor" e outras com "vento contra". Aceite que os tropeços são parte do caminho, e não se desalente. - Controle o estresse.
O estresse pode contribuir ao aumento de peso, e pode causar o fracasso de nossos planos antes até de começá-los. Recorde que você quer perder peso para ter uma melhor qualidade de vida e sentir-se melhor; não o converta num assunto de vida ou morte. Pense que conseguir suas metas levará tempo mas os benefícios farão que valha a pena o esforço.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Frase do dia
Chesterton (filósofo inglês)
domingo, 19 de outubro de 2008
Pensamentos diversos
“Quem não sabe sorrir não deve abrir uma loja.”
Provérbio chinês
“O problema de resistir a uma tentação é que talvez não haja segunda chance.”
Laurence Peter (escritor canadense, 1919-1990)
“Cem vezes por dia enganamos nossos próprios defeitos censurando-os nos outros.”
Michel de Montaigne (pensador francês, 1533-1592)
“Não se preocupe com o fato de todos não concordarem com você. Se conseguir que um terço caminhe com você, já pode considerar-se um vencedor.”
Peter Drucker (consultor americano)
“Uma das melhores maneiras de dar um sentido para a vida é procurar deixar o mundo um pouco melhor do que nós o encontramos.”
Sol Gordon
“Não dar quando se tem é Avareza. Dar quando se tem não é Vantagem. Dar quando se tem é Dever. Não dar quando não se tem é Tristeza. Dar quando não se tem é Milagre!!”
Dernizo Pagnoncelli, março 1974
“Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco; mas enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado.”
Pv 24:33,34 Rei Salomão
“Nunca é tarde para você ser o que poderia ter sido.”
Mary Ann Evans
“Nunca se deve engatinhar quando se tem impulso de voar.”
Helen Keller (escritora americana que foi cega e surda, 1880-1968)
“A honradez de um homem cresce na razão direta dos seus princípios, não de sua riqueza, nem de suas palavras vãs. Princípios estabelecidos pelos antepassados precisam ser conquistados para serem merecidos. Não basta herdá-los. É preciso honrá-los.”
João Luiz de Morais (Randon Meio Século de Trabalho)
“Gratidão é o sentimento que mais depressa envelhece.”
Aristóteles (filósofo grego, 384-322 a.C)
“Um cão contenta-se em dormir ao sol o dia todo desde que seja alimentado, porque não está descontente com o que é. Não se preocupa em saber se outros cães vivem melhor do que ele nem se sua carreira como cão está estagnada, ou se outros cães estão s”
Francis Fukuyama (economista e consultor)
“Aos saltos, não se sobe montanha; a passos lentos, sim!”
Papa Gregório (540-604)
“Fiz o primeiro e o segundo anos primários, repeti o terceiro três vezes e fui expulso do colégio. Um dia caí, bati a cabeça no muro e fiquei inteligente.”
Pietro Maria Bardi (italiano, criador do Museu de Arte de São Paulo)
“Quanto mais cedo é feito, melhor o favor.”
Ditado egípcio
“Uma roupa rasgada costura-se facilmente. Mas palavras duras arranham o coração da criança.”
Henry Wadsworth Longfellow (poeta americano, 1807-1882)
“Nada é tão grandioso quanto um olhar de compreensão em um momento de angústia.”
Autor não identificado
“A aventura pode ser louca, mas o aventureiro tem de ser lúcido.”
Chesterton (filósofo inglês)
“Dêem-se o supérfluo que eu abro mão do essencial.”
Bernard Shaw
“O bom não é ser importante, o importante é ser bom.”
Betty Smith
“As boas ações nos purificam e nos dão sonhos felizes.”
Pantini
“1. Seja ético: a vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir, desperta o desejo de vingança. 2. Estude sempre e muito: a glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer”
Talmude
“Não vemos as coisas como elas são, e sim como nos parecem.”
Talmude
“Os meus inimigos eu conheço e deles me protejo. Dos meus amigos, só Deus me ajudando.”
Autor desconhecido
“O perdão é uma dádiva altamente valiosa. Seu custo, no entanto, é nulo.”
Betty Smit
“É melhor aproximadamente agora do que exatamente nunca.”
Nizan Guanaes
“Não tema dar um grande passo, se isso for o mais indicado.”
David Lloyd George
“A fixação de um hábito geralmente é proporcionalmente direta ao seu absurdo.”
Proust
“Os anos que uma mulher subtrai de sua idade não são perdidos. Ela os acrescenta à idade de outras mulheres.”
Diane de Poitiers (condessa francesa, 1499-1566)
“Aquele que se leva muito a sério sempre corre o risco de parecer ridículo; aquele pode consistentemente rir de si ou não.”
Vaclav Havel
“O olhar do outro é que te faz viver e descansar em paz.”
Herbert de Souza (Betinho, sociólogo mineiro, 1935-1997)
“A salvação não está na palavra, mas na atitude segundo o espírito da palavra.”
Ib Araripe Soares
“Quando se está muito próximo de um objeto grande, tudo o que se pode ver é o objeto. Só se afastando dele é possível ver o que há ao seu redor.”
Harold Kushner (rabino americano)
“Quando somos vencidos pelo sofrimento ele nos mata, quando o assumimos, ele nos transforma num ser maior.”
Autor não identificado
“Qualquer um pode simpatizar com as penas de um amigo. Simpatizar com seus êxitos requer uma natureza delicadíssima.”
Oscar Wilde (escritor irlandês, 1854-1900)
“Admirar alguém é reconhecer nele, polidamente, semelhanças conosco.”
Ambrose Bierce (escritor americano, 1842-1914)
“Quando as pessoas param de reclamar, param de pensar.”
Napoleão Bonaparte
“Quando for fazer uma viagem é preciso saber onde terminá-la, senão é melhor ficar em casa.”
(do filme Karaté Kid III)
“Não há exemplo mais comovedor de fidelidade que os dois chinelos, quietos e juntinhos, esperando pacientemente por nós ao pé da cama...”
Mário Quintana
“Não existem homens perfeitos e sim perfeitas intenções.”
(do filme Hobbin Hood)
“O invejoso adoece diante do regozijo do outro. Só se sente bem com a miséria alheia. Todo esforço para satisfazer um invejoso é infrutífero.”
Melanie Klein
“O fator importante e decisivo na vida não é o que nos acontece, mas a atitude que tomamos em relação ao que acontece.”
Zig Ziglar
“As pessoas se sentem solitárias porque constroem muros, no lugar de pontes.”
Autor não identificado
“Qualquer decisão é melhor que a indecisão.”
Alm. Maximiliano da Fonseca
“A nossa responsabilidade nesta vida não é a de estar na frente das pessoas, mas sim de estar na frente de nós mesmos.”
Stewart B. Johnson
“Quem elogia a todos não elogia ninguém.”
Samuel Johnson
“Eduque suas tendências optando por aquilo que traga alegria ao seu espírito.”
Autor não identificado
“Valorize suas limitações e, por certo, não se livrará delas.”
Richard Bach
“Quem deseja reformar o mundo deve começar por si próprio.”
Alba
“Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos: nos outros apenas duramos.”
Padre Antônio Vieira
“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”
Clarice Lispector (escritora)
“O pragmatismo é a atitude mental própria de quem, ao fazer suas opções, exclui reflexões abstratas ou avaliações fundadas sobre princípios éticos.”
Papa João Paulo II
“Toda manhã, na África, um leão acorda. Ele sabe que deverá correr mais rápido do que a gazela ou morrerá de fome. Quando o sol surge no horizonte, não importa se você é leão ou gazela, é melhor você começar a correr.”
Ditado popular italiano
“Quando não houver vento, reme.”
Provérbio romano
“Uma caminhada de mil léguas começa com um simples passo.”
Confúcio
“Você não pode premiar as pessoas apenas com troféus. É necessário recompensá-las na alma e na carteira.”
Jack Welch, executivo norte-americano
“Toda mudança corporativa desafia a lei animal do menor esforço. Ainda que seja mudança comprovadamente para melhor”
Gary Hamel
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Infarto feminino
INFARTO FEMININO
Ela comentou que não se sentia bem... Lhe doíam as costas.... Ia deitar-se um pouco até que passasse... Um tempo mais tarde seu esposo foi ver como ela estava e a encontrou sem respirar... Não a puderam reviver.
Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência...
Sabias que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o infarto nos homens? Me refiro à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.
Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:
'Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos. Lia uma novela muito interessante, com o meu pijama preferido e muito relaxada, enquanto pensava: 'Que lindo, isto é vida...!'
Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando estando com pressa comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água e parece que temos uma bola que desce pelo esôfago, bem devagar, meio embuchando-nos.
É, então, que nos damos conta de que não deveríamos comer tão depressa e que deveríamos mastigar mais devagar e melhor, além disto, tomar um copo de água para ajudar ao processo digestivo. desde las
Esta foi minha sensação inicial... O 'único problema' era que eu NÃO HAVIA comido NADA desde às 17h00min...
Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta). Logo, a pressão começou a avançar para o meu externo (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.
Ahá!! Nesse momento, soube realmente o que estava se passando comigo... Acredito que todos temos lidos ou escutado que a dor no queixo é sinal de um ataque do coração.
'Santo Deus, acredito que estou tendo um ataque cardíaco!' disse ao gato. Tirei os pés do pufe e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão...
Então, disse: 'Isto é um ataque cardíaco e não deveria caminhar até o telefone nem a nenhum outro lugar, mas... se não digo a ninguém o que se está passando, ninguém poderá me ajudar.... E se demoro, talvez não possa mover-me depois.'
Me levantei me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Lhes disse que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.
Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos. Não lembro quando, como entraram os médicos e nem quando me levaram de ambulância. Mas, vagamente, lembro de haver aberto os olhos ao chegar no hospital e ver que o cardiologista estava esperando pronto para levar-me à sala de cirurgia. O médico se aproximou e me fez algumas perguntas (creio que perguntou se havia tomado algum medicamento) mas não pude responder nem entender o que me dizia porque voltei a perder os sentidos. Acordei com o cardiologista como descobri após algumas horas havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femoral para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.
Sei que parece que tudo o que fiz antes de chamar a ambulância houvesse demorado uns 20 ou 30 minutos, mas na realidade apenas me custou 4 ou 5 minutos... E, graças a minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital.
Vocês se perguntam porque lhes conto tudo isto com tanto detalhe demorado... É simplesmente porque quero que todos saibam o que aprendi depois desta terrível experiência.
Passo, então, a resumir alguns pontos:
1. Tenham em conta que seus sintomas, provavelmente, não serão parecidos em nada aos que padecem os homens. Eu, por exemplo, senti a dor no externo e no queixo. Dizem que muitas mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. Então, tomam um digestivo e logo vão para a cama esperando que o mal-estar desapareça durante a noite. Também, porque por razões culturais nós, as mulheres, estamos acostumadas a tolerar a dor e o desconforto mais que os homens. Queridas amigas: Talvez seus sintomas não sejam iguais ao meus, mas, por favor, não percam tempo. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...
2. Notem que disse 'chamem os Paramédicos/Ambulância'. AMIGAS, o tempo é importante, Além disto, não pensem dirigir nem deixem que seus esposos ou familiares as levem ao hospital. Além de que ninguém está em condições de dirigir sem que os nervos os atraiçoem, seus sintomas podem agravar-se no caminho do hospital e complicar as coisas. Tampouco é recomendável chamar O MÉDICO para que venha à sua casa. Além de perder minutos preciosos, poucos médicos levam em seu carro equipamento 'salva-vidas' necessário nestes casos; a ambulância, sim está totalmente equipada. Principalmente, tem oxigênio que precisarás de imediato.. Em todo caso, o hospital
3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos'... Se descobriu que o colesterol por si só (a menos que seja excessivo) raramente é a causa de um ataque cardíaco. Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz que nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco. Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que correm igual risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.
Um cardiologista disse que se todas as que recebemos este e-mail o enviarmos a 10 mulheres, poderemos estar certas de que ao menos UMA vida se salvará. Por isto, seja boa amiga e envia este artigo a todas as mulheres que te são tão queridas...
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Doenca debilitante eh normalmente desconhecida
Mimi Winsberg nunca soube que as barras de cereais e o macarrão que a sustentavam durante seus treinos de resistência também estavam deixando-a doente. Ela completou dúzias de triatlos e maratonas, mas há quatro anos, quando ela estava no final dos 30, sua saúde e desempenho atlético decaíram rápida e inexplicavelmente.
Winsberg, que é psiquiatra em São Francisco, disse que ela própria e uma série de outros médicos atribuíram seus tempos ruins e o cansaço avassalador à idade, à maternidade recente e à anemia crônica. Ele começou a seguir uma dieta rica em ferro, tomou suplementos de ferro e recebeu injeções de ferro. Ainda assim, sua saúde continuou se deteriorando.
Quando um amigo médico convenceu Winsberg de que o corpo dela não estava absorvendo o ferro, ela foi pesquisar sobre o problema na internet. Leu sobre os sintomas da doença celíaca, um distúrbio genético auto-imune causado por ingerir proteína de glúten no trigo e outros grãos como cevada, centeio e aveia.
Winsberg disse que seu primeiro pensamento foi: "É isso que tem acontecido comigo a vida inteira, e eu simplesmente nunca tinha juntado os fatos antes."
Ingerir mesmo quantidades pequenas de glúten faz com que o sistema imunológico ataque o revestimento do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes vitais como ferro, cálcio e gordura. Se não for tratada, ela pode levar a uma grande variedade de problemas incluindo a anemia, infertilidade, osteoporose e câncer.
"A doença celíaca é sub-diagnosticada em larga escala no país", diz o Dr. Peter H.R. Green, professor do Colégio de Médicos e Cirurgiões de Columbia e diretor do Centro de Doença Celíaca da universidade. Ele disse que pelo menos 1% da população tem a doença, mas apenas uma fração dos casos é diagnosticada.
O único tratamento conhecido é uma dieta livre de glúten. Winsberg começou a ler os rótulos com vigilância e evitando tudo o que continha glúten, inclusive cereais matinais, pão e cerveja, assim como muitos temperos, aditivos alimentares e itens não alimentares como algumas vitaminas e cremes dentais.
"Você não pode nem mesmo tomar um gole da garrafa de água de outra pessoa, porque elas podem estar comendo uma barra de cereais e deixar um rastro disso no gargalo", disse.
Dentro de poucos dias, os problemas gastrointestinais crônicos de Winsberg diminuíram. Gradualmente, sua energia, peso, reservas de ferro e níveis de hemoglobina que transporta oxigênio voltaram ao normal.
"Foi como um doping", disse Winsberg, 42. "De repente eu estava correndo uma milha em seis minutos em vez de em nove. Antes disso, eu era a antepenúltima nos triatlos. Quatro semanas sem glúten depois, eu estava em segundo lugar num triatlo. Foi como um envelhecimento reverso. Deixei de me sentir com 38 anos para me sentir com 28 e 18."
A transformação de Winsberg não surpreendeu o Dr. John Reasoner, diretor médico do Comitê Olímpico dos EUA.
"Em seis a oito semanas, se eles seguirem a dieta, é da noite para o dia", diz ele.
Reasoner disse que os sintomas da doença celíaca são normalmente sutis mas tem um custo alto para atletas que esperam desempenho máximo. Dave Hahn, que chegou ao topo do Monte Everest dez vezes, disse que descobriu que tinha a doença depois de ficar "inexplicavelmente fraco" em sua segunda viagem ao pico em 1999.
Han liderava a escalada numa expedição de busca pelos restos do pioneiro do Everest George Mallory, que desapareceu na montanha em 1924. A busca foi bem sucedida, mas Hahn teve dificuldades. Então com 37 anos, ele havia se tornado anêmico. Perigosamente fraco e sem fôlego no dia de atingir o topo, ele dependeu de seu colega de escalada para deixar o topo com vida.
"Foi uma grande vergonha que fez com que eu sentisse que tinha que ir a fundo dos problemas de saúde que eu vinha ignorando por tanto tempo", disse Hahn.
Ele voltou para a médica que havia visto oito anos antes de ter problemas gastrointestinais crônicos, comuns na doença celíaca, e dessa vez ela diagnosticou a doença.
Hahn disse que teve dificuldades em se ajustar à dieta sem glúten.
"Sem dúvida eu fiquei forte novamente, e você de fato não espera isso no final dos 30", disse. "Eu cheguei ao topo e no frio onde eu fiquei totalmente sem gás."
Hahn, hoje com 46 anos, continua a guiar expedições de grandes altitudes no mundo inteiro.
"Eu poderia ter continuado a viver sem saber que tinha a doença celíaca", disse Hahn. "Mas eu não teria vivido a melhor parte da minha vida."
Green disse que a maioria dos médicos tem uma compreensão limitada da doença celíada e costumam acreditar que é uma doença infantil que as pessoas superam quando crescem.
"Recebo telefonemas de gastroenterologistas, especialistas na área, e eles nem mesmo sabem como diagnosticar a doença", disse.
A doença celiac é diagnosticada através de uma série de exames de sangue que não são caros.
Green diz que a atual "falta de suporte farmacêutico para a doença" - o fato de ela ser controlada pela dieta, e não por medicamentos - está por trás da falta de pesquisa, educação médica e divulgação pública.
Os médicos normalmente não identificam o padrão nos relatos de sintomas da doença celíaca, como aconteceu com Winsberg e Hahn, diz Green.
Winsberg chegou ao pico de sua carreira atlética neste verão. Ela se qualificou para o Campeonato Mundial de Triatlo Ironman que será disputado no sábado no Havaí. Ela vai competir em 3,2 quilômetros de nado oceânico, 180 quilômetros de bicicleta por um deserto vulcânico e 42 quilômetros de corrida no litoral - um evento de prestígio do qual ela jamais teria sonhado em participar antes de se auto-diagnosticar.
(Tradução: Eloise De Vylder)
Tradução:
Feliz dia do professor!
Meus sinceros parabéns a todos os professores e professoras, vocês são uns dos mais nobres profissionais do Brasil.
Vocês são a espinha dorsal do futuro da humanidade.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!
Curto e grosso
Considerações básicas de um machão reformado e sem papas na língua a algumas dúvidas do universo feminista:
- Se você está se achando gorda, provavelmente você está. Não pergunte, recusamos responder.
- Sim, nós homens nascemos com uma natural habilidade para: peidar, jurar em falso, consumir quantidades enormes de bebidas alcoólicas, jogar futebol e coçar o saco em público, portanto não "encha o saco".
- Mulheres necessitam do homem pra procriar e não nos preocupamos com cromossomos X ou Y contanto que o pacote seja entregue.
- Raspar sua "perseguida" é uma tara, assim também como o é, passar cremes quando estiver coçando.
- Peidar na cama e segurar sua cabeça debaixo do cobertor é muito divertido e deve ser interpretados como um esporte nacional.
- Gravidez é da mesma maneira difícil para nós. No primeiro trimestre nada precisa mudar, então nada de frescuras pra liberar. No 2º trimestre pode ser menos freqüente e no estilo cachorrinho. Já no último trimestre nós temos que praticar o amor de Lobo - sentamos na frente do buraco e uivamos...
- Já que você se incomoda tanto, aprenda a usar o assento do banheiro. Se estiver acima, ponha-o para baixo e vice-e-versa.
- Em hipótese alguma corte ou pinte seu cabelo com cores exóticas. Cabelos longos sempre são mais atraentes que os curtos e todo homem sabe que mulher casada ou comprometida que muda de penteado é como homem na mesma situação comprando cueca nova, ou seja, traição em andamento.
- Aniversários ou dia dos Namorados não são motivos para uma nova busca se nós ainda podemos achar novamente o presente perfeito!
- Se você fizer uma pergunta da qual não quer saber a resposta, espere uma resposta que você não quer ouvir.
- Não pergunte no que estamos pensando, a menos que esteja preparada pra discutir assuntos como futebol, a mecânica do carro ou ainda sobre a vizinha ou/e sua amiga gostosa.
- Domingo = futebol com os amigos. É como a lua cheia ou a mudança das marés. Nem pense em mudar isso.
- Fazer compras no Shopping não é um esporte, e não, nós nunca vamos pensar deste modo.
- Quando temos que sair, ir a algum lugar, absolutamente qualquer coisa que você venha a usar estará bem. Realmente.
- Você tem bastante roupas. Você tem muitos sapatos. Chorar é chantagem.
- Seu ex-namorado é um idiota. (Sem abertura a discussões)
- Quando for pedir alguma coisa, diga o que quer sem rodeios. Sugestões sutis ou muito óbvias não levam a nada, Apenas diga.
- Não, nós não sabemos que dia é. Marque as datas em um calendário que esteja a vista, de preferência.
- Não estamos sempre mijando pra cima, então entenda que às vezes podemos falhar.
- A maioria de nós possui no máximo três pares de sapato e não nos preocupamos se um deles combina com aquele seu novo vestido.
- Sim e Não são respostas perfeitamente aceitáveis a quase todas perguntas.
- Só traga um problema se você quiser ajuda para resolvê-lo.
- Uma dor de cabeça que dura durante 17 meses é um problema. Procure um médico.
- Filme com muita história é uma merd*.
- Finja. Nós não nos preocupamos; contanto que nós esvaziemos nossa carga.
- Qualquer coisa que dissemos há seis meses é inadmissível como argumento. Todos os comentários se tornam sem validade, efeito ou valor após dois dias.
- Não use sutiã e calcinha de cores diferentes. Já é bastante difícil concentrar-se e fingir não perceber estes buraquinhos na sua barriga e as estrias na coxa.
- Se algo que dissemos pode ser interpretado de duas formas, e uma destas formas te deixa triste ou chateada, quisemos dizer a outra forma.
- Não atrapalhe quando estamos olhando uma bela anca que não a sua. Deixe-nos cobiçar, é genético.
- Não esfregue a lâmpada se não quer que o gênio apareça.
- Sempre que possível, por favor, diga tudo que você tem que dizer durante os intervalos comerciais.
- Mulheres com decotes generosos não têm o direito de se queixar em ter seus seios descaradamente olhados, principalmente se forem bonitos.
- A relação nunca vai estar como foi nos primeiros dois meses.
- Todos os homens vêem somente 16 cores. Pêssego e Abóbora são fruta, não cores.
- Cerveja é tão excitante para nós como bolsas são para você.
- Se for nossa casa, eu não entendo o por que do meu material estar no armário / sótão / porão.
- Se perguntarmos o que está errado e você diz: "nada". Agiremos como se nada tivesse acontecido. Em geral sabemos que você está mentindo, mas se insistirmos você vai começar com aquelas frescuras existenciais.
- Quando vemos uma ex-namorada, fantasiaremos brevemente sobre fazer sexo com ela novamente. Mas não se preocupe; a fantasia inclui você.
- Sim, às vezes não estamos pensando em você. Acredite e tente viver com isto.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Voce sabe que esta vivendo em 2008 quando...
1. Você envia e-mail ou msn para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;
2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras;
3. Esquecendo seu celular em casa, coisa que você não tinha há 20 anos, você fica apavorado e volta para buscá-lo;
4. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café;
5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps...
6. Você não sabe o preço de um envelope comum;
7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);
8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular !!);
Você digita o '0' para telefonar de sua casa;
10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando, volta para casa quando já escureceu de novo;
11. Quando seu computador para de funcionar, parece que foi seu coração que parou;
11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo.
12. Você está concordando e tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9;
13. Você retornou a lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11;
14. E agora você está rindo consigo mesmo desta idiotice toda que torna os seus dias mais alegre...
15. Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem...
Feliz modernidade!!!
Preconceito
Olá queridos leitores. Fazia algum tempo que eu não postava nada autoral aqui, espero que tenham sentido saudades. Tive alguns imprevistos de força maior.
O texto de hoje é sobre preconceito. Nós costumamos dizer que educação vem de berço. Vem. E preconceito também! É impressionante como as pessoas são preconceituosas sem perceber, porque são influenciadas - SIM, INFLUENCIDADAS! - desde cedinho pelos pais, avós, tios e outros tipos de familiares.
Outro dia fui visitar um amigo. Ele mora em edifício e, como vocês já devem ter percebido, elevador é lugar de se ouvir verdadeiras pérolas. Esta eu ouvi quando um menino - com entre 3 a 4 anos de idade - saia do elevador e falava para a mãe dele algo mais ou menos assim:
"Mãe, sabe o que eu descobri? Se um bebê nasce cor-de-pele, ele vai ser cor-de-pele; e se ele nasce marrom, ele vai ser marrom!"
Eu parei. Juro. Não acreditei no que eu tinha ouvido! Aquele pedaço de gente com preconceito!!! Era demais. Eu não quis me meter na conversa nem mostrar para os pais da criança o quão errado eles estavam. Que preconceito exacerbado! É indignante e revoltante!
O que? Você não percebeu preconceito nessa frase do garoto? Tudo bem, eu explico...
O menino acha que se o bebê nasce cor-de-pele, ele vai ser cor-de-pele. Tudo bem, lógica perfeita, além de observação da natureza: costumamos carregar por toda a vida a cor que temos ao nascer (a tonalidade até muda um pouco).
Mas o que é patente visível de preconceito foi quando o garoto falou que "se nascer marrom". Ah é? Então o garoto considerou que a outra cor-de-pele que ele se referia (provavelmente a cor dele mesmo - "branco leite") era a cor normal, e que a cor "marrom" para a pele não era normal, por isso não merecia ser chamada também de cor-de-pele.
Ou seja, para aquele singelo garoto em sua mente já está claro que a única cor digna (digna no conceito dele) de ser chamada de "cor-de-pele" é a branca. Enquanto que a marrom não é cor de pele, por isso não recebeu tal designação.
Preconceito que vem de berço! Céus! E dizem que o Brasil tem futuro, com nossas crianças sendo educadas dessa forma...
É um absurdo!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Mitos e verdades sobre o cerebro
Não é verdade que usamos só 10% do nosso intelecto e nem que a música de Mozart deixe os bebês mais inteligentes. Seu funcionamento, no entanto, pode melhorar graças aos videojogos. Os neurologistas estadunidenses Sandra Aamodt e Sam Wang desentranham em 46 curiosidades os segredos dos fascinantes 1.400 gramas de matéria que se alojam no crânio de cada um de nós.
Mitos:
- Beber não destrói neurônios.
Beber em excesso durante muitos anos pode reduzir o tamanho do cérebro, mas, pelo geral, se trata de um fenômeno reversível. O vinho tinto pode inclusive proteger o cérebro, ao reduzir o risco de derrames cerebrais, desde que a dose oscile entre dois copos por semana e até três taças ao dia como máximo. - Um golpe forte na cabeça não cura a amnésia.
Por mais que o cinema tenha se empenhado em nos convencer do contrário. Também não se consegue com hipnose nem com a visão de um objeto muito apreciado; em relação à neurocirurgia, é mais provável que, em lugar de remediar a perda de memória, a cause. - A metade esquerda não é "racional".
Essa região do córtex cerebral é a que produz a linguagem e resolve os problemas, mas isso não quer dizer que seja a "metade racional". A parte esquerda do cérebro precisa de lógica e ordem, até o ponto de que, se algo não fizer sentido, o habitual é que o cérebro invente uma explicação verossímil. - O estado de ânimo delas não é mais variável que o deles.
O que ocorre é que tanto uns como outras tendem a recordar melhor as mudanças do estado de ânimo das mulheres, pelo que as pessoas às quais se pede que recordem o grau de variabilidade de seu estado de ânimo ou do seu parceiro mencionam mais mudanças de humor nelas. - O cérebro não é como um computador.
Dado que se desenvolveu ao longo de milhões de anos através da seleção natural, conta com sistemas que surgiram com um propósito determinado e que posteriormente se adaptaram para outro, inclusive ainda que não funcionem perfeitamente. Portanto, não é a obra de um engenheiro. - Os cegos não ouvem melhor.
Não gozam de melhores condições que as pessoas que enxergam para identificar os sons, ainda que seja verdadeiro que têm uma melhor memória, especialmente para a linguagem. Também são mais capazes de localizar sons débeis. Ambas habilidades podem lhes ajudar a reconhecer melhor tudo aquilo que lhes rodeia. - Escutar Mozart não deixa um bebê inteligente.
Este mito surgiu de uma pesquisa realizada entre estudantes de ensino superior que detectou que essa atividade produzia um efeito limitado, que durava só meia hora. No entanto, aprender a tocar um instrumento musical associa-se com um incremento da capacidade para o raciocínio espacial. - As vacinas não causam autismo.
Em vários países, suprimir o componente das vacinas que se assegurava que causava autismo não teve nenhum efeito nos índices de diagnóstico do autismo. Pelo geral, o autismo é quase sempre causado por hereditariedade. - As marcas faciais não guardam relação com inteligência.
As circunvolução ou relevos estão mais relacionadas com o tamanho do cérebro, porque graças a essa disposição cabe mais cérebro num espaço mais reduzido. Nos cérebros maiores, a córtex contêm assim mesmo mais matéria branca, as fibras de associação que conectam regiões distantes do cérebro. - 10. É falso que só utilizamos 10%. Nos Estados Unidos, esta asseveração apareceu pela primeira vez nos escritos de Dale Carneige, um autor de livros de auto-ajuda. Carneige citou erradamente uma consideração do psicólogo William James, que na realidade tinha afirmado que utilizamos mal uma fração do potencial do cérebro.
O mito dos 10% é a falsa crença sobre o cérebro mais conhecida, pois apela a nosso desejo de melhorar. Algumas pesquisas descobriram que isto é o que pensa a maioria das pessoas dos Estados Unidos e do nosso país. Hoje em dia os cientistas sabem que a totalidade do cérebro é necessária para seu funcionamento normal, tal como demonstram as conseqüências dos derrames ou danos cerebrais. Inclusive o dano limitado a uma parte muito pequena do cérebro pode ser detectada pelos sintomas neurológicos.
Verdades:
- A força de vontade aumenta quando conseguimos algo.
É como um músculo e pode ser treinada. Após terminar uma tarefa que requeira autocontrole, as pessoas já não precisam do mesmo grau de esforço para fazê-la novamente, ainda que uma e outra tarefa não sejam parecidas. Esta reserva comum de força de vontade vai se fortalecendo com a prática. Em conseqüência, a disciplina acrescenta a força de vontade. - O exercício físico favorece o cérebro na velhice.
Faz que o oxigênio e a glicose sigam fluindo quando a pessoa envelhece. Praticá-lo de forma regular melhora o funcionamento do cérebro nas pessoas mais idosas, que podem sofrer problemas de planejamento e de pensamento abstrato porque o córtex frontal se reduz com a idade. - É capaz de sintonizar sons.
Resulta complicado utilizar o celular num lugar barulhento. Tampar o outro ouvido com as mãos ou um dedo não dá resultado. Em lugar disso, é melhor tampar o microfone do aparelho para ouvir melhor. Este truque aproveita a capacidade do cérebro para separar os sinais que chegam de diferentes lugares. - Permite mover pelo espaço, como um navegador.
Um dos trabalhos mais árduos do cérebro é o que consegue fazer sem que nos demos conta.
É relativamente fácil fazer que um computador aplique regras lógicas e efetue operações matemáticas, mas resulta difícil que avalie uma imagem visual e se desloque com facilidade pelo espaço, como fazemos os humanos automaticamente. Por exemplo, o cérebro humano pode distinguir objetos visualmente e identificar vozes numa festa, tarefas que são todo um desafio, ainda intransponível, para um computador. - Reagimos antes de pensar.
Com freqüência constatamos nossa resposta a um acontecimento só quando já começamos a reagir. Por exemplo, se for pedido a um grupo de pessoas normais que reajam a um estímulo visual, estas costumam indicar ter adquirido consciência do estímulo meio segundo após começar a reagir. Desta maneira, a consciência atua como uma espécie de intérprete que proporciona informação retrospectiva sobre nossas ações. - Tomada de atalhos pode ser equivocada.
O cérebro costuma buscar rapidamente uma resposta adequada, em lugar de empregar mais tempo para ter a resposta perfeita. Isto significa que às vezes trocamos os pés pelas mãos.
Responda ao seguinte problema o mais rapidamente possível, sem fazer as operações matemáticas: uma raquete e uma bolinha custam juntas 1,10 reais. A raqueta custa um real a mais que a bolinha. Quanto custa a bolinhas? Se respondeu rápido possivelmente você disse 10 centavos, mas a resposta correta é 5 centavos. - Nem sempre interpretamos os fatos com lógica.
Durante a maior parte do tempo, o cérebro interpreta aquilo que presenciamos de acordo com umas regras gerais que são fáceis de aplicar, mas que nem sempre guardam uma lógica. Requer muitíssimo esforço aplicar uma análise pausada e meticulosa, que é apropriada para realizar cálculos matemáticos ou resolver quebra-cabeças. - O futuro nunca é visto de forma realista.
Quando pensamos em como será nossa situação no futuro, nossos cérebros imaginam detalhes pouco realistas e deixam de lado outros que podem ser importantes. Em conseqüência disso, inclinamos por igual a passar por alto tanto as dificuldades como as oportunidades quando planejamos nossas vidas. - Só consome o equivalente a duas bananas.
Todo o consumo de energia pode ser medir com a mesma unidade de potência: o watt. O cérebro só emprega 12 watts, menos que a lâmpada de sua geladeira, mas pode gastar bem mais. A cada dia o cérebro utiliza a quantidade de energia que contêm duas bananas grandes. Não é muita potência, mas é uma grande proporção do orçamento energético de todo o corpo, que é de aproximadamente 70 watts. - Dispõe de uma espécie de relógio.
Quando realizamos vôos de longa distância para o leste ou o oeste, este relógio demora algum tempo em se ajustar. Permanecer acordado não ajusta este relógio, mas a luz sim muda sua hora. A luz fixa o relógio interno segundo a hora que o cérebro calcula. Pelo geral, quando é pela tarde no lugar do destino de uma viagem, a luz ajusta o relógio cerebral de forma correta, independentemente de que se tenha viajado para o leste ou para o oeste. Não obstante, não é bom viajar demais.
Atravessar muitas zonas horárias mais de duas vezes ao mês é perigoso para a saúde, pois pode ocasionar dano cerebral e problemas de memória, provavelmente devido aos hormônios do estresse. - A cada vez que recordamos algo, apagamos e recebemos a lembrança.
É isso que permite que, ao final, recordemos coisas que na realidade não ocorreram jamais. Isso explica por que é freqüente que diferentes pessoas recordem os mesmos fatos de maneira diferente. - A tensão crônica faz perder a memória.
Uma excitação emocional incrementa a acumulação de detalhes importantes na memória de longo prazo. A tensão nervosa ativa a secreção de hormônios que atuam sobre o hipocampo e a amídala para reforçar a memória. A tensão crônica, pelo contrário, pode prejudicar o hipocampo e dar lugar a perdas permanentes de memória. - O picante não dá calor ainda que faça suar.
O receptor gustativo que identifica a capsicina, o composto químico ativo da pimenta, detecta também as temperaturas elevadas. Esta é a razão pela qual os alimentos fortemente apimentados causem o suor. As terminações nervosas sensíveis à capsicina estão repartidas por todo o corpo, como qualquer pode comprovar simplesmente tocando os olhos com os dedos após ter picado uma malagueta. - Espirrar depois de um orgasmo é uma "falha" cerebral.
Acontece freqüentemente com muitos homens. A razão é que as ramificações cerebrais são uma malha intrincadíssima que pode levar a que estranhos cruzamentos de cabos produzam movimentos com diferentes reflexos. Outro efeito produzido pelo mesmo: uma de cada quatro pessoas espirra quando olha uma luz resplandecente como, por exemplo, o Sol. - Ninguém pode fazer cócegas em si mesmo.
A razão é que o próprio cérebro prediz o que cada um vai sentir em resposta a suas próprias ações. Pode-se aproveitar esta faculdade do cérebro para defender-se de quem tente lhe fazer cócegas: simples, coloque sua mão em cima da mão da outra pessoa. - Os bebês desligam as conexões neurais que não utilizam.
Em geral, eliminam as que não usam o suficiente durante os dois primeiros anos de vida. Se o cérebro fosse um roseiral, as experiências do mundo exterior seriam a técnica que utilizariam para podar, não o fertilizante. - Quem sofre abusos durante a infância é mais vulnerável ao estresse.
Foi descoberto em experimentos com ratos que uma boa criação torna os adultas menos vulneráveis ao estresse ao se reduzir a intensidade das respostas de seu sistema de hormônios do estresse. Uma má criação aumenta o risco de depressão, ansiedade, obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. - Sim, se aprende melhor um idioma na infância.
As crianças reconhecem os sons de todos os idiomas, mas, a partir dos dois anos de idade, seus cérebros começam a encontrar dificuldades para diferenciar sons que não são habituais em sua língua materna. - Os adolescentes estão "equipados" para comportar-se bem.
Durante a adolescência, aprecia-se nos indivíduos uma melhora no planejamento e organização do comportamento, na inibição das reações, na capacidade de atenção, na memória e no autocontrole emocional. Provavelmente é devido a isso que as conexões no córtex cerebral pré-frontal, que são importantes na regulação do comportamento, seguem desenvolvendo até os 20 anos de idade. - O envelhecimento faz-nos mais felizes.
À medida que as pessoas envelhecem aprecia-se uma melhora na superação dos pensamentos negativos e no controle das emoções. Isto pode explicar por que as pessoas idosas tendem a ser mais felizes que as jovens. - Os videojogos melhoram o funcionamento cerebral.
Estudantes do Ensino Superior que jogam regularmente este tipo de jogos são capazes de registrar mais objetos num estímulo visual breve que os que não jogam. Ademais, os que jogam reelaboram a informação mais rapidamente, reconhecem mais objetos de uma vez e podem mudar de tarefa com maior facilidade. - Não memoriza a matéria da prova de uma vez só. O cérebro retém informação durante mais tempo se forem feitos descansos entre sucessivas tarefas de estudo. Duas sessões separadas podem facilitar que seja assimilado o dobro de conhecimentos que numa única sessão da mesma duração total.
- Escolher não é o seu forte.
As pessoas tendem a sentir-se mais satisfeitas com as decisões que tomam quando têm que escolher entre poucas alternativas que quando têm muitas opções. Ter que fazer muitas comparações pode reduzir a sensação de satisfação porque leva a lamentar não ter escolhido as outras alternativas que desprezamos. - A depressão moderada pode ser curada sem remédios.
Se ao término do dia relacionarmos três coisas boas que tenham ocorrido e uma breve exposição das circunstâncias que propiciaram a cada uma delas, teremos um acréscimo da sensação de felicidade que pode extirpar os sintomas de depressão moderada num prazo de poucas semanas. - O amor é uma droga.
As regiões do cérebro que causam ao vício também reagem a estímulos positivos naturais como o amor. Estas regiões ajudam aos animais a estabelecer vínculos com seus iguais –o que pode explicar as razões de sua existência–, apesar dos danos colaterais causados por um vício. - Os orgasmos nos deixam mais confiantes.
A oxitocina, um hormônio que é liberada durante o orgasmo, faz com que aumente a confiança entre as pessoas nas relações sociais. Pessoas que receberam a oxitocina pulverizada por via nasal apresentaram mais que o dobro de probabilidades de emprestar dinheiro a outra pessoa que as quais não receberam o tratamento, o que dá a entender que a experimentação de orgasmos pode influir diretamente na tomada de decisões. - Os irmãos mais novos têm mais probabilidades de serem homossexuais.
De fato, ter um irmão maior é um fator conhecido que pode predizer melhor o homossexualismo. A presença de um feto masculino pode fazer que as mulheres grávidas produzam anticorpos contra algumas moléculas que determinam a orientação sexual. Em gravidezes posteriores o anticorpo poderia inibir esta molécula. - O cérebro das mulheres não é pródigo em matemática.
Em muitos países existe o tópico de que as garotas não são muito boas em matemática. As meninas têm pior rendimento nos exames se antes de fazê-lo for pedido que indiquem seu gênero. No entanto, obtêm um melhor resultado se antes do exame escutam uma conferência sobre mulheres famosas ou se recordam que são boas estudantes. - Os homens e as mulheres tem visão espacial bem diferente.
As mulheres não tem visão espacial, dependem mais de pontos de referência para navegar, e muitas costumam dar indicações do tipo de "vire à esquerda no terceiro semáforo e procure uma casa de cor verde piscina".
Ao contrário os homens identificam a direção correta a partir de um mapa mental do espaço: "Siga para o leste um quilômetro e depois vire em direção norte". No entanto, as mulheres recordam o lugar onde estão guardados os objetos mais facilmente que os homens. - Somos cada vez mais inteligentes.
As pontuações médias nas provas de inteligência aumentaram entre três e oito pontos por década no século XX em muitos países industrializados. O fato não se deve à evolução senão à melhora das condições de vida das crianças economicamente mais desfavorecidas. - Certos danos dos derrames cerebrais podem ser evitados.
Entre os sintomas de um derrame cerebral figuram a impossibilidade repentina de mover um membro, ou de falar, ou também o intumescimento de uma parte considerável do corpo. O tratamento do derrame cerebral pode evitar danos em longo prazo, mas só se o paciente vai a um hospital num prazo de poucas horas. - Os espelhismos não são uma lenda.
Podem produzir visões como conseqüência de um transtorno no funcionamento do cérebro. Os montanhistas informam às vezes de ter visto a seu lado parceiros aos quais não conhecem, de ter observado uma luz emitida por eles mesmos ou por outros ou de ter sentido medo de maneira repentina. Tudo isso pode derivar da privação ou insuficiência de oxigênio nos lóbulos temporário e parietal do córtex cerebral. - Muitos "possuídos" eram, em realidade, doentes cerebrais.
Houve tempo que eram praticados exorcismos em pessoas cujo comportamento resultava estranho e inexplicável. Na atualidade sabe-se que muitas dessas pessoas padeciam de doenças neurológicas como, por exemplo, epilepsia ou esquizofrenia. - Após a amputação de um membro, os pacientes podem sentir a presença de um "membro fantasma".
A razão é que o cérebro ainda tem registrado um mapa do corpo e demora algum tempo em assimilar que não existe mais a representação do membro perdido. - A dor reside no cérebro e pode ser controlada.
A atividade cerebral determina totalmente a sensação de dor e sua intensidade. Os cientistas estão tentando empregar imagens do cérebro e técnicas de retro-alimentação para ensinar às pessoas a ativar, por sua própria conta, as zonas do cérebro que controlam a dor.
Em uma experiência conseguiu-se que o cérebro de um experiente em meditação inibisse sua resposta a picada de uma agulha na sua bochecha. Este método poderia ser empregado para que os doentes de dor crônica reduzissem a sensação de mal-estar ativando voluntariamente o efeito placebo. - A ciência trabalha em conseguir que os paralíticos movam seus membros.
Os pesquisadores estão trabalhando no desenho de prótese de braços para ajudar a pacientes que sofrem de paralisia. Mediante uma monitoração da atividade do cérebro, os pesquisadores podem deduzir qual é o movimento que pretendem reproduzir e utilizar essa informação para guiar um braço artificial.
domingo, 12 de outubro de 2008
Eu nao tenho celular
1998 - Solidariedade - Ainda bem que não tem, a conta está pela hora da morte.
1999 - Inveja - Que sorte a sua! Eu tenho que levar este tijolo para o trabalho e minha mulher me encontra em qualquer lugar.
2000 - Indiferença - Bom, qual é mesmo o número de sua casa?
2001 - Estímulo - Deverias comprar um! Agora dá pra jogar o tetris com eles.
2002 - Confusão - Pensei que você gostasse de eletrônica.
2003 - Compaixão - Ó os preços estão cada vez mais em conta. Logo, logo você poderá ter um.
2004 - Incomodado - Como é que supõe que posso entrar em contato contigo infeliz?
2005 - Deboche - Seu eu sair esta noite, mando um fax antes, ok?
2006 - Ceticismo - É sério? Num fode...
2007 - Impressionado - Orra!!! Você deve ser o único!
2008 - Incompreensão - Não entendi!!! Como é que não tem? Em que mundo você está?
sábado, 11 de outubro de 2008
Prozac natural
"Prozac natural" ajuda ratos a superar medo e depressão
(por Maggie Fox, de Washington)
O cérebro pode produzir antidepressivos naturais quando corretamente estimulado, o que sugere que meditar ou ir a lugares especiais realmente funciona, segundo um estudo científico publicado na quarta-feira.
Ratos forçados a nadar infinitamente, até que preferissem apenas flutuar e esperar o afogamento, recuperavam a vontade de viver quando ouviam um tom associado à segurança.
Isso sugere a capacidade de replicar esse estímulo em humanos e de desenvolver medicamentos melhores contra a depressão, segundo Eric Kandel, do Instituto Médico Howard Hughes e da Universidade Columbia, de Nova York, que dirigiu a pesquisa.
Por telefone, ele explicou que uma visita ao campo, por exemplo, pode ter o mesmo efeito do som reconfortante para os ratos.
Os cientistas já haviam realizado o clássico condicionamento dos ratos -- fazendo-os associar determinado som a uma dor, até que temessem o próprio som -, quando decidiram realizar o exercício contrário.
Então, tocavam um som apenas quando não estavam dando choques nos ratos. "Ele aprendia que a única hora em que estava realmente seguro era quando o tom aparecia", disse Kandel.
Para deixar um rato deprimido, eles o deixavam nadando desesperadamente, até que desistisse. "Quando se dá um antidepressivo a um animal, ele começa a nadar de novo. Quando tocávamos o tom, ele começava a nadar de novo, como com os antidepressivos."
Outros experimentos mostravam uma atuação complementar do estimulo externo e do antidepressivo. O som acionava neurotransmissores diferentes dos medicamentos - a dopamina e a serotonina, respectivamente.
O condicionamento também afetou um composto chamado fator neurotrófico derivado do cérebro, que ajuda a alimentar e estimular o crescimento de células cerebrais.
Ratos condicionados pelo som da "segurança" também tinham mais células cerebrais recém-nascidas no giro dentado, uma parte do cérebro associada ao aprendizado e à depressão.
Usando radiação para reduzir o nascimento de novas células no giro dentado, os efeitos da "segurança aprendida" e dos antidepressivos eram afetados.
Kandel lembrou que os antidepressivos parecem funcionar, em parte, por estimular o crescimento de novas células cerebrais, algo que a psicoterapia também faz.
"Aprender envolve alterações no cérebro e na expressão genética. A psicoterapia nada mais é do que uma forma de aprendizado", disse ele.
Isso mostra que a psicoterapia, a meditação e outras práticas contra o estresse podem e devem ajudar no desenvolvimento de novos remédios. "Isso pode abrir novos caminhos que podem ser lucrativos."
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Celulares e cancer
Por que não abrir o jogo?
Por Alberto Dines em 07/10/2008
Está na capa da edição corrente da revista The Economist (27/9) exatamente nestes termos: "Celulares e câncer". Nas páginas internas, o texto intitulado "Loucura móvel" descreve a confusão em torno de um estudo multinacional que demorou seis anos para ser completado e custou 30 milhões de dólares.
Erros metodológicos atrasaram a montagem das conclusões e persiste a controvérsia. Aqueles que não acreditam nos efeitos perniciosos das irradiações eletromagnéticas já prepararam uma manchete: "Celulares não produzem tumor cerebral". O grupo adversário vai contra-atacar: "Uso intenso de celular aumenta o risco de tumores benignos".
Enquanto a controvérsia não é esclarecida, uma publicação responsável como a Economist não se omite e sente-se no dever de alertar o distinto público para a possibilidade de uma grave ameaça à saúde.
No verão setentrional, outro semanário – o francês L´Express – foi mais candente e mais longe em reportagem com 12 páginas e enorme chamada na capa: "Enquete sobre os verdadeiros perigos dos [telefones] portáteis" (17-23 de julho, 2008).
Quantas matérias têm sido publicadas no Brasil sobre o assunto?
Papel impresso
A resposta pode ser obtida por via indireta através de outra pergunta: "Qual é o produto eletrônico mais anunciado na mídia?". A indústria jornalística brasileira, como sempre, adota a tática do avestruz: omite-se e enfia a cabeça na areia. Prefere suprimir o debate, na esperança de que os malefícios causados pelo celular sejam desmentidos, do que oferecer às suas audiências um mínimo de informações.
Mesmo embargada pela mídia, a polêmica sobre a eventual periculosidade dos celulares corre solta nas reuniões de condomínio dos edifícios mais altos dos grandes centros urbanos. As operadoras de telefonia móvel, empenhadíssimas em ampliar o número de antenas, oferecem um bom retorno em troca de um pequeno espaço nos terraços para instalá-las.
De olho no equilíbrio das contas, os síndicos são os primeiros a abraçar a idéia. Convocadas a opinar pelas assembléias de moradores, as empresas que assessoram os condomínios não têm outra alternativa senão oferecer algum tipo de subsídio informativo a respeito da suposta periculosidade dos celulares. Estes subsídios vêm da internet, geralmente em língua estrangeira. Ou de moradores – médicos, físicos ou engenheiros eletrônicos.
Suicídio 1: para preservar o faturamento publicitário, nossa mídia foge ostensivamente da sua obrigação elementar – alertar e esclarecer.
Suicídio 2: antes que se esclareça a questão com pesquisas científicas confiáveis, a mídia resolveu apostar no celular como jornal-de-bolso, substituto da mídia impressa.
Papel impresso pode sujar as mãos, mas jamais foi denunciado como causador de doenças.
Extraído de: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=506IPB001
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Diferenças entre amigos e melhores amigos
Amigo : Pede permissão para pegar água ou comida.
Melhor amigo: É a razão pela qual não tem nem água e nem comida na geladeira.
Amigo : Chama seus pais de Senhor e Senhora.
Melhor amigo: tem mais intimidade que você com o Véio e com a Véia.
Amigo : Te tiraria da prisão.
Melhor amigo: Estaria ao seu lado dizendo: - "Putz, que cagada não? Será que vamos sair...
Amigo : Nunca te viu chorar.
Melhor amigo: Não diria a ninguém que te viu chorando, mas cagaria de dar risada de você depois que já não estivesse triste.
Amigo : Pede emprestadas suas coisas e em poucos dias devolve.
Melhor amigo: Perde o que pediu emprestado e diz: - "Porra meu, onde será que enfiei esta bosta?
Amigo : Só sabe algumas coisas sobre você.
Melhor amigo: Poderia escrever um livro com todas as besteiras que já fizeram junto.
Amigo : Te deixaria falar se os demais o fazem.
Melhor amigo: Manda à merda aos que te deixam falar.
Amigo : Muda o timbre para entrar na sua casa.
Melhor amigo: Chega na sua casa chutando a porta e gritando: - "Será que tem comida nesta casa..."
Amigo : Em geral somente são durante o período escolar ou de trabalho.
Melhor amigo: 24 horas do dia, 365 dias do ano pelo resto de sua vida.
Amigo : Tira a cerveja, ou o que estiver tomando quando vê que passou da conta
Melhor amigo: Cambaleando que nem um perú de véspera te convida a tomar outra em outro boteco pois o seu Zé está fechando a birosca.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Bons amigos não são mais que seis
Tudo o que dizia o sentido comum ficou comprovado nos últimos anos com inumeráveis estudos: a amizade faz bem. É boa para a saúde, baixa o estresse, ajuda a levantar o ânimo, prolonga a vida. Outra intuição também comprovada: os bons amigos, os incondicionais, podem ser contados com os dedos das mãos, não são mais de cinco ou seis.
Difícil falar da amizade sem cair em frases feitas ou breguices comerciais. De qualquer maneira, todo mundo celebra esta relação, a mais livre e pura de todas as relações que um indivíduo pode ter. E quem não goza deste vínculo, com certeza, padece.
- "O motivo que leva uma pessoa a não ter amigos é porque está muito centrada no próprio umbigo, e costuma ser intolerante", assegura Ana Delgado, membro da Associação de Psicanalistas da Argentina. Stella Maris Rivadero, outra psicanalista, vai além:
- "A amizade é um índice de saúde mental . Na adolescência é fundamental para reforçar a identidade, e na idade adulta o amigo é uma testemunha e ator coadjuvante de nossa história. Ter amigos implica aceitar e ter o dom do amor, só assim se estabelece este circuito de dar e receber".
Por isso, conquanto esteja rodeado de pessoas, só alguns poucos terão importância.
Uma pesquisa do MSN Messenger perguntou a dez mil pessoas quantos amigos leais tinham tido na vida. 82% responderam seis. Outras pesquisas similares no MySpace e Facebook dizem que apesar das centenas de vínculos gerados na rede, os amigos reais são cinco. E esses amigos não são produto da tecnologia senão da proximidade. O cara a cara, lado a lado permanece vigente.
Os segredos para conservar uma grande amizade permanecem os mesmos: tolerância e entendimento. Aceitar o outro. Aceitá-lo com suas idas e voltas. Com seus acertos e enganos. Com suas mudanças.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
A diferenca entre meninas e mulheres
As meninas pensam que sua felicidade depende de ter um homem a seu lado.
As mulheres sabem que sua felicidade não pode depender de uma só pessoa.
As meninas querem controlar o homem em suas vidas.
As mulheres sabem que se o homem é realmente seu, não há necessidade de controlá-lo.
As meninas pensam que um homem deve de ser muito valente.
As mulheres sabem que os homens que presumem sê-lo, resultam ser muito covardes.
As meninas roubam o homem de outras sem importar o sofrimento alheio.
As mulheres sabem que há suficientes homens livres para todas.
As meninas esperam que os homens voltem.
As mulheres não recolhem o que outras já pisaram.
As meninas pensam que os homens vão mudar.
As mulheres já se deram conta de que jamais será assim.
As meninas têm medo de ficar sozinhas.
As mulheres utilizam-no como tempo para seu crescimento pessoal.
As meninas ignoram os bons homens.
As mulheres ignoram os maus.
As meninas fazem com que ele volte para casa.
As mulheres fazem com que ele queira voltar para casa.
As meninas deixam sua agenda aberta e esperam que seu homem fale para fazer planos.
As mulheres fazem seus planos e carinhosamente notificam aos homens para que eles se integrem como melhor lhes convenha.
As meninas monopolizam o tempo de seu homem.
As mulheres dão-se conta de que um pouco de espaço, faz do tempo juntos algo mais especial.
As meninas acham que um homem que chora é débil.
As mulheres oferecem seu ombro e um lenço.
As meninas lastimadas por um homem, fazem que todos os homens paguem por isso.
As mulheres sabem que foi só um homem.
As meninas apaixonam-se e perseguem sem descanso.
As mulheres sabem que algumas vezes o que tu amas, não te amará e continuam seu caminho sem rancor.
As meninas lerão isto e farão uma careta.
As mulheres rirão em meio a sua serenidade.
Em fim, você mesma é quem sabe o que tu és... menina ou mulher.
E vocês Homens estão com uma menina ou com uma mulher?
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Conselhos
Conselhos de pai para filho
Jackson Brown, um pai preocupado com a felicidade e o bem estar de seu filho, escreveu estes "Simples Conselhos" quando ele saiu de casa para ir para a universidade. Pouco tempo depois, ampliado sob o título "Viver Feliz", converteu-se num grande "best seller" que já vendeu dezenas de milhares edições e foi traduzido a vários idiomas no mundo todo.
Não é à toa, por serem conselhos simples e diretos, sem a necessidade de interpretação, muitos ficam tentados a imprimi-los para guardar na carteira ou para enviar para um pessoa que ame.
* Ainda que tenha uma posição folgada, faz com que teus filhos paguem parte de seus estudos.
* Aprende a compartilhar com os demais e descobre a alegria de ser útil a teu próximo.
* Aprende a distinguir entre teus amigos e teus inimigos.
* Aprende a olhar as pessoas desde sandálias delas e não desde as tuas. Localize tuas pretensões no marco das possibilidades.
* Confia em Deus, mas fecha teu carro com a chave.
* Desconfie dos fanfarrões, ninguém alardeia do que lhe sobra.
* Dirija um carro que não seja muito caro, mas tenha o gosto de ter uma boa casa.
* Dá-lhe uma mão a seu filho a cada vez que tenha oportunidade. Chegará o momento em que já não te deixará fazê-lo.
* Escolha um sócio da mesma maneira que escolheria um colega de tênis: busca que seja forte onde tu és débil e vice-versa.
* Escute o dobro do que falas (por isso Deus nos deu dois ouvidos e uma só boca).
* Estenda a mão com firmeza e olha à pessoa bem em seus olhos.
* Evite as pessoas negativas: sempre têm um problema para a cada solução.
* Faça duas cópias das fotos que tirar, e envie para as pessoas que aparecem nelas.
* Faça o que seja correto, sem importar o que outros pensem.
* Mostra respeito extra pelas pessoas que fazem o trabalho mais pesado.
* Nunca ameace se não está disposto a cumprir.
* Nunca compre algo elétrico numa feira artesanal.
* Nunca compre um colchão barato: passamos um terço de nossa vida em cima dele..
* Nunca confunda riqueza com sucesso.
* Nunca existe uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão.
* Nunca faça comentários sobre o peso de uma pessoa, ou diga a alguém que ela está perdendo o cabelo.
* Nunca inveje: a inveja é a homenagem que a mediocridade rende ao talento.
* Não confunda conforto com felicidade.
* Não descarte uma boa idéia só por que porque não gosta de quem a teve.
* Não espere que o outro saiba o que quer, se você não disser.
* Não há nada mais difícil que responder às perguntas dos néscios.
* Não perca nunca o sentido do humor, e aprende a rir de seus próprios defeitos.
* O que não vive para servir, não serve para viver.
* Observa o amanhecer pelo menos uma vez ao ano.
* Quando precisar de um conselho profissional, pede a um profissional e não a amigos.
* Recorde os aniversários daa pessoas que te importam.
* Recorde que a felicidade não é uma meta senão um caminho: desfrute enquanto percorre-o.
* Recorde que o grande Amor e o grande Desafio incluem também 'o grande Risco'.
* Recorde que às vezes, o silêncio é a melhor resposta.
* Recorde que é possível conseguir mais das pessoas por meio do estímulo que da censura: diga ao débil que é forte e o verá fazendo força.
* Recorde sempre : 'sem dívidas, sem problemas'.
* Se não conhece alguém que lhe pareça legal, apresente-se simplesmente com um sorriso e dizendo: 'Oi, tudo bem? Meu nome é tal, ainda não nos apresentaram'.
* Se não quer se sentir frustrado, não fixe metas impossíveis.
* Tenha um bom aparelho de música.
* Trate seus empregados com o mesmo respeito que trata seus clientes.
* Vá a teus compromissos com tempo. A pontualidade é o respeito pelo tempo alheio.
domingo, 5 de outubro de 2008
Eleições 2008
Votar em político é igual aplaudir palhaço?
"- Eleições?" perguntou ele surpreso... essa palavra quase não fazia mais parte do seu dicionário mental. O jovem coçou a cabeça e vasculhou a memória. A única semelhança que lhe ocorreu foi "palhaçada".
- É rapaz, em quem tu vais votar?
- Ah minha linda, não sei. Votar em político é a mesma coisa de aplaudir palhaço né?
- Não! É o nosso compromisso com a democracia, com a sociedade! - ela se recorda da publicidade recente da Coca-Cola e parafraseia - "seu inútil" - enquanto cai na gargalhada
- Mas não são palhaços, não são?
- De forma alguma! São os representantes do povo. Como democracia é o governo (cracia) do povo (demo), e nós não conseguiríamos botar todos os cidadãos e cidadãs dentro de um prédio para discutir o futuro da cidade, então escolhemos nossos representantes.
Ele pára. Coça mais um pouco a cabeça... ele é honesto, sempre foi honesto. Desonestidade é uma coisa que ele via na televisão e lia nos jornais, mas não fazia parte do cotidiano dele.
- Minha linda, mas existe algum candidato honesto nesse jogo de política e politicagem?
É a vez dela parar... pensar... revirar os arquivos mentais... revirar o baú mental... (barulho de porta rangindo ao ser aberta). Existem tantos escândalos em curso e outros tantos recém descobertos, além dos passados, que a resposta foi simples:
- Não.
- Não?
- Não! Mas...
- Mas o que? Você vai defender alguém que não é honesto?
- Ah, você sabe que eles roubam mas fazem. Teve até candidato que já ganhou eleição com esse bordão.
"Roubar mas fazer?", isso não entra na cabeça dele. Ele é honesto, e ele sempre fez e aconteceu por motivo próprio sem precisar recorer à expedientes escusos.
- Você falou que elegemos os políticos?
- Sim.
- E que eles deveriam ser nossos representantes?
- Sim. Por que?
- Estou tentando entender... e você me disse que nenhum deles é honesto?
- Isso. Nenhum. Parece que política - principalmente a partidária - no mundo inteiro se faz à base de corrupção, desvio de verbas, sonegação, nepotismo, e outros "recursos".
- Então se sou honesto, e nenhum político o é, então não tem quem me represente?
- Hum...
- Assim sendo, seja qual for o local que eu for, nunca terei representantes?
- Hum.........
- E eles usam nossos votos para roubar dinheiro público?
- Infelizmente.
- Então eles utilizam da nossa obrigação de votarmos para eles terem liberdade de meter a mão nos bolsos de cada um de nós?
- Sim. E metem com força visse.
- Então o voto é o alimento dos políticos?
- É... Podemos dizer que sim, porque nossos votos é que mantém o "emprego" deles.
- E eles aparecem para os públicos todos vestidos de forma especial, durante a campanha?
- Sim, eles tentam conseguir os votos por semelhança.
- E eles até se pintam para aparecer na televisão né?
- É.
- Minha linda, então me esclareça só mais umas dúvidas...
- Pois não, tudo para lhe ajudar a ser cidadão.
- Palhaços se arrumam de forma especial para aparecerem para o público?
- Sim...
- Palhaços se pintam?
- Sim......
- Se a gente aplaude palhaços, os donos do circo vêem que eles estão fazendo um bom trabalho e mantém eles empregados?
- Sim.........
- Então podemos dizer que aplaudir um palhaço é alimentar ele?
- Sim............
Ele pára... dá um sorriso que deixa a dúvida se é cínico ou irônico... e afirma que tem uma última pergunta:
- Então votar em político é a mesma coisa de aplaudir palhaço?
(Autor: Historiador do cotidiano)
sábado, 4 de outubro de 2008
Hora errada, local errado
Às vezes você simplesmente está na hora errada no lugar errado. O UOL disponibilizou um novo serviço - GameTrack - onde você pode jogar online algumas relíquias da infância e adolescência. Eu fiquei feliz demais quando vi que tem o jogo "War" e, após alguns anos sem jogar, iria voltar à arena internacional de combates.
Marinheiro de primeira viagem... não sabia que abandonar um jogo no meio da partida era tão malvisto. Imaginava que seria malvisto, mas não que seria tanto. Entrei agora há pouco lá num determinado jogo e comecei. Era minha primeira vez e, detalhe: estava com a cor amarela.
Os caras que estavam jogando parece que faziam isso há anos. Comecei a levar uma surra monumental. Em certo ponto - depois que 2 dos 6 tinham saído - resolvi simplesmente abandonar a partida.
Voltei para a tela de seleção de partidas e entrei no jogo nº. 10. Dessa vez peguei a cor azul. Quando começa a partida entra um sujeito lá (as pessoas podem entrar de observadoras) e diz algo como "ei, esse azul é um filha da puta, acabou de atrapalhar fulano lá na partida tal". Não era eu, mas por coincidência eu estava naquela outra partida citada mas era o amarelo.
Começaram a me xingar. Disseram que iam me reportar para os operadores do jogo. Eu fiquei logo puto e pedi que eles reportassem sim. Que deviam correr e fazer logo isso, e que estavam perdendo tempo.
Aborrecimento à toa. Se tiverem reportado, os operadores vão olhar meu registro de participação e ver que eu não era o azul da outra, e sim o amarelo. Às vezes simplesmente estamos no lugar errado na hora errada (e com a cor errada). Nessas horas que a gente estufa o peito, enche de ar, e fala em alto e bom tom: "É uma merda mesmo!"
rs rs rs
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Decisões...
A todo instante temos duas decisões a tomar: Podemos ficar felizes ou tristes. Tudo, absolutamente tudo tem um lado bom! Mas nem sempre conseguimos enxergar. Por que? Talvez seja nossa cultura brasileira que seja pessimista. Talvez nossos pais tenham nos ensinado a sermos pessimistas, talvez nós sejamos pessimistas por nós mesmos - por acharmos que tudo sempre dá errado ou que infinitos outros motivos e razões.
A verdade é que estamos errados sim: não devemos ser pessimistas. NÃO PODEMOS SER PESSIMISTAS, porque mal só atrai mal. "Semelhante atrai semelhante", já explicava um professor - um verdadeiro mestre - que tive.
Então se você é uma pessoa negativa, só vai atrair mais negativismo. Ou vai me dizer que nunca se pegou perguntando por quê algumas pessoas só se dão bem? Sempre acontece tudo de bom para algumas pessoas? Porque elas têm pensamentos bons! E bondade atrai bondade.
Mas quem tem pensamentos ruins, é negativo, atrai mais negatividade.
Agora se pergunte, meu caro leitor, se você é uma pessoa negativa. E se a resposta for "sim", lembre-se que a todo instante temos duas decisões: ficarmos felizes ou ficarmos tristes/aborrecidos. Qual delas você vai escolher?
Abraços, e um excelente final de semana!
Votem conscientes!