10 atitudes chaves para emagrecer
Muitas pessoas perguntam qual é a melhor forma de começar a emagrecer. Há muitos aspectos a ter em conta (calorias, tipo e duração da atividade física, entre outras questões), mas o mais importante é conseguir uma base firme para que as mudanças desejadas sejam duráveis e os esforços façam sentido.
O primeiro passo, naturalmente, é querer mudar. O segundo, e tão importante como aquele, é contar com um bom programa.
Antes de começar o caminho da mudança, o panorama talvez se apresente árduo, inalcançável. Como começar? A seguir você vê algumas estratégias singelas para começar.
- Anote as razões para perder peso.
Os benefícios de um peso saudável podem ser uma poderosa motivação para desfazer-se dos quilos. Alguns exemplos: "Quero emagrecer para poder amarrar o tênis", "Quero bincar com meu neto", "Gostaria de caminhar até o trabalho sem ficar esbaforido e sem que me doam os joelhos", "Me sentirei mais contente com meu corpo" ou "Faz tempo que não vejo a minha bacurinha/meu pinto". - Firme um contrato…com você mesmo.
Pode parecer uma tremenda "babaquice", mas funciona, por exemplo, "Eu... comprometo-me a envidar meus melhores esforços por praticar atividade física, comer menos alimentos com muita gordura e açúcar e incorporar mais frutas e verduras a minha alimentação". - Escolha objetivos realistas.
Escreva três ou quatro objetivos que queira atingir. Por exemplo: "Tentarei baixar meio quilo por semana"; "caminharei 30 minutos nas segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e sábados". Evite as metas exageradas e mágicas como "perderei 10 quilos em duas semanas...": só conduzem à frustração e ao insucesso. As metas devem ser avaliadas, isto é, você deve poder dar-se conta de a cumpriu ou não. Evite as metas exageradas. Dê um passo por vez. - Tenha um plano.
Elimine de sua casa as tentações pouco saudáveis. Encha sua geladeira com alimentos frescos e muitas frutas e hortaliças. Compre um par de tênis confortáveis (tipo sapatilhas chinesas) para caminhar e vista uma roupa cômoda. - Peça ajuda.
Ainda que o esforço deverá ser feito por você, contar com o apoio de outras pessoas pode facilitar o sucesso. Por exemplo, se tem parceiros para fazer atividade física, terá mais probabilidades de manter o impulso inicial durante o ano. Se estiver fazendo dieta, terá mais probabilidades de cingir-se a ela se seu parceiro ou filhos comem também de forma saudável. Finalmente, se durante o tratamento sofrer um retrocesso, o apoio da família ou amigos, o ajudará a não desanimar-se e a retomar o caminho. - Meça seu progresso.
Pese-se de forma regular mas não obsessivamente. Meça sua cintura, prove uma roupa que faz muito tempo que não usa. Veja a barriga diminuindo no espelho. Os pequenos avanços darão a força necessária para seguir para a grande mudança. Pode ter certeza de que não conseguirá emagrecer e entrar em forma sem uma preparação adequada. - Tenha um cardápio da alimentação e um registro de atividades físicas.
A planificação escrita lhe permitirá ver quais áreas de seu programa precisam de um reajuste. Consulte uma nutricionista. - Faça pelo menos 6 refeições diárias.
Além das três principais, agregue três lanches ao longo do dia. Isto lhe permitirá chegar com menos apetite às refeiçoes e lhe dará forças para estar mais ativo durante o dia todo. Alguns exemplos de lanches saudáveis são: uma fatia de queijo magro, uma maçã, uma fatia de abacaxi, uma barrinha de cereal, 1 iogurte com frutas, 1 copo de leite light, etc - Aceite os erros.
Durante seu progarama de emagrecimento terá momentos de avanços e momentos de retrocessos, zonas de "vento a favor" e outras com "vento contra". Aceite que os tropeços são parte do caminho, e não se desalente. - Controle o estresse.
O estresse pode contribuir ao aumento de peso, e pode causar o fracasso de nossos planos antes até de começá-los. Recorde que você quer perder peso para ter uma melhor qualidade de vida e sentir-se melhor; não o converta num assunto de vida ou morte. Pense que conseguir suas metas levará tempo mas os benefícios farão que valha a pena o esforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário