sábado, 3 de março de 2007

Blogs (metalinguagem)

(Historiador do cotidiano)

*** Resposta da pergunta que me fizeram no msn ***

Beta, olá jovem,

Você me perguntou sobre blogs... vamos lá.

Por definição o blog é um espaço multimidiático desenvolvido com o objetivo de compartilhar idéias. Os autores - anônimos ou não - versam sobre os mais diversos temas. O blog, apesar do conceito de "espaço pessoal" - definição esta tão utilizada em semelhança aos diários das jovens moças - perdeu o caráter de sigilo de pensamentos e tornou-se um local aberto, no qual existe o retorno (feedback) quase imediato de sua audiência através dos comentários.

Os blogs, journals ou webloggers (registradores da rede), surgiram - segundo a wikipédia (ver artigo em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog) no ano de 1997 pelas idéias de Jorn Barger, criador de um dos primeiros FAQ's (frequently asked questions - lista de perguntas e respostas mais comuns sobre um determinado tema).

Um dos mais conhecidos serviços mundiais é o blogspot (registro através da página http://www.blogger.com/). Ele e dezenas de outros fazem parte da chamada "blogosfera": comunidade virtual cuja formação - ou melhor, conteúdo - são todos os blogs e journals existentes. A popularização inicial foi a dos fotologs - registradores de fotografias - posteriormente conhecidos apenas como "flogs" mas, ao mesmo tempo que a rede mundial abre-se para públicos cada vez mais jovens, observa-se também o amadurecimento do emprego a quebra de barreiras espaço-temporais na comunicação.

Esta maturação do olhar para a rede chamou a atenção de jornalistas mais experientes os quais começaram a usar os blogs como áreas de livre expressão - coisa que sabemos nem sempre é possível fazer em empresas jornalísticas com suas linhas (ou mesmo políticas) editorais complexas e restritivas - para que o público tenha direito à informação completa e apoio de artigos opinativos.

A evolução da ferramentas de produção de páginas para internet possibilitou que mais pessoas leigas - sem a necessidade de conhecerem a fundo a linguagem html (hyper-text making-up language) - pudessem escrever e publicar textos em ambientes virtuais. Paulatinamente aconteceu a sutil migração dos autores de flogs para os blogs, e o aumento exponencial dos blogs. A grande evolução dos blogs - em minha humilde opinião - foram os editores WYSIWYG (what you see is what you get - o que você vê é o que você terá) que simulam editores de textos normais. Outra ferramenta bem interessante é de você não precisar entrar na página do seu blog para publicar um artigo, basta enviar uma mensagem de correio eletrônico com seu artigo para um endereço pré-configurado e o sistema do blog publica automaticamente o texto.

Surgiu - na nossa colcha de retalhos que se transforma a língua portuguesa no Brasil - até um novo verbo: "blogar" - escrever e publicar um artigo em blog próprio ou compartilhado com terceiros; além do substantivo "blogueiro" - aquele que bloga.

Atualmente existem centenas de ferramentas para blogar: desde as que simulam editores de textos convencionais (através do padrão "wysiwyg" já explicado), até as que montam todo o código html do blog incluindo nele mudanças nos ponteiros dos apontadores virtuais ("mouses"). Entre as mais bacanas, as que mais gosto são os contadores de visitas. Práticos e simples, eles rapidamente informam aos blogueiros e visitantes o número de exibições de páginas, além de outros dados.

Os contadores mais conhecidos são o SiteMeter (http://www.sitemeter.com/) e o Google Analytics (http://www.google.com/analytics/). O primeiro tem a vantagem de colocar um pequeno contador na página do blog para que facilmente todos vejam o número atual de visitas, além de mandar todo sábado pela manhã uma correspondência eletrônica com dados de visitação da semana. Do segundo me fascina sua ferramenta chamada "Geo map", um mapa geográfico que indica de quais cidades seu blog foi acessado, além de fornecer outros dados como a relação escrita das cidades (não apenas o mapa), relação de navegadores, sistemas operacionais, resoluções de tela e profundidade da gama de cores disponíveis, além de dados de profundida (até onde a audiência têm exibido o conteúdo), dados de tempo (quanto tempo os usuários passam em cada página - o SiteMeter apenas dá a média total de tempo), além de dezenas outros.

Aliás... quer realmente saber o que é um blog, e saber a sensação de ter um artigo seu comentado? Páre de fazer o que estiver fazendo e, agora, acesse o http://www.blogger.com/ e faça um blog para você! Depois volte aqui e me dê o endereço para que eu possa conhecer e prestigiar seu blog!

Mas... só um conselho de amigo: Cuidado! Blogar vicia!


PARA MAIORES INFORMAÇÕES


Além de dezenas outros artigos e reportagens sobre o tema. Consultar "ligações externas" na página da wikipédia citada acima.

Excelente final de semana a todos(as) vocês! E muito obrigado pelas visitas!!
(-:

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi lindo,
Com certeza você me ajudou bastante. Ainda vou precisar MUITO de você...
Beijos
Beta

Tati... disse...

Oieee! Eu precisava mesmo entender um pouco disso tudo.
Vc disse q blogar vicia,é a mais pura verdade.
Valeu pelas visitas.
Bju.Boa semana

Luciene disse...

Olá, concordo com o que comentou no meu blog, mas acho que podemos ser mais positivos em relação ao futuro do jornalismo no blog, creio que é preciso de uma maior credibilidade, mas enquanto isso não acontece, o jeito é ter um senso critico bem grande, e ser bem desconfiado sobre tudo que lê... bjo bjo!
luciene

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