segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Último artigo de 2007

(Historiador do cotidiano)

Último artigo de 2007... é estranho. Normalmente as pessoas fazem uma retrospectiva, relembram coisas boas e ruins, lavam a alma na virada do ano - reveillon - e começam o ano novo com a mesma vidinha de sempre.

Se eu for fazer uma retrospectiva, 2007 foi um ano louco, mas não tão louco como anos anteriores. Terminei a segunda faculdade (depois de ter trancado a primeira, de engenharia); amei intensamente, fiz viagens bacanas, conheci pessoas novas, prestigiei amigos no teatro, dormi abraçadinho em rede, dormi abraçadinho na praia, constatei que nunca me fizeram uma festa surpresa; e que quanto mais tento ajudar as pessoas, mais elas querem fazer as coisas sozinhas e quebrarem as caras. Eu sei que às vezes precisamos deixar as pessoas errarem, e se machucarem, para poderem aprenderem por si sós. Mas as pessoas que me são queridas, não gosto de deixá-las sofrer; mas tento ajudá-las e não consigo... isso me frustra um bocado.

DESABAFO: Eu sou a pessoa que mais gosta de fazer surpresas; sempre que posso faço, por menor que seja, mas todas elas valem à pena. Um sorriso no rosto do(a) amigo(a) é um prazer indescritível. Mas sou o que menos recebe surpresas! :-(

Em termos de blog, o número de visitas aumentou quase exponencialmente. O relatório do SiteMeter do dia 22 de dezembro (não achei o do dia 29) indica que na semana do dia 15 ao dia 21 foram 213 visitas ao blog, média de 30 por dia, com maior número simultâneo no dia 18, às 11h. Segundo o Analytics, as visitas são principalmente do Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos, na seqüência de visitas por dia.

O ano de 2007 foi confuso. Bom, teve momentos excelentes, outros nem tanto. Por ironia do destino, meu baile de formatura será no mesmo dia que, um ano atrás, conheci a menina que mais amei em 2007.

Destino... será que o nosso destino está escrito? Qual nossa participação na construção do futuro? Será que, de fato, alguns eventos principais estão escritos mas os meios-caminhos somos nós que fazemos? E será que o melhor não seria eu ir tomar banho de chuva, cantar e dançar, ao invés de ficar refletindo sobre isso?

Cansei de algumas coisas... no início de 2007 prometi que este ano ia dar valor somente a quem também me desse. Findei valorizando pessoas que não corresponderam ao esforço e dedicação, mas pelo menos bem menos que 2006. Este ano novo pretendo não dar cabimento a quem não merece.

Em 2007 eu ri... ri muito... também fiz muita gente rir... Mas o ano novo promete mais (e melhores) risadas.

Hoje abri meu e-mail e tinha lá uma frase bem interessante:


"Em cada uma das histórias de sucesso você encontra alguém que tomou uma decisão corajosa"
(Peter F. Drucker)

Realmente requer muita coragem para sermos nós mesmos. Normalmente somos duas pessoas numa só: o eu/real, e o eu/público. Quem a sociedade conhece é o eu/público. O nosso eu/real é aquele nosso lado B, que aflora quando estamos sozinhos, quando não há sociedade para nos repreender. Regularmente o eu/real se choca com o eu/público, e daí podemos ter momentos charneiras (se quiser mais detalhes sobre isso, veja os artigos anteriores).

Além disso, na História ficam registrados apenas os grandes personagens, que tiveram a coragem de fazer o que fizeram. Você já ouviu falar em alguém o Médio, o Meio ou o Pequeno? Mas com certeza ouviu falar de Alexandre o Grande!

Agora, pense comigo e responda francamente: Existe alguma decisão corajosa que você tem que tomar? O que impede você? Qual a pior coisa que pode acontecer, caso tudo saia errado? E se tudo sair certo, o que você tem a ganhar?

Decida. Decida e aja! Quando você fizer isso, o universo se moverá.

Quem decide pode errar, mas quem não decide já errou!

QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ FEZ ALGO PELA PRIMEIRA VEZ?

E como promessa de ano novo, prometo não fazer mais essas promessas malucas.
:-P

2007, obrigado por tudo e todos; cada frase, gesto e olhar fizeram diferença. Cada um de vós deixou sua marca na minha vida, cada um me ajudou a ser quem sou hoje.

MUITO OBRIGADO A VOCÊ!
Você foi, e é, especial em minha vida. Espero que tenha gostado do blog Historiador do Cotidiano/2007; e que ame o de 2008!

Sinceramente muito obrigado!


E que venha 2008 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário