quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Defesa da monografia

(Historiador do cotidiano)

Ontem foi a defesa da minha monografia, conclusão do curso de graduação. Ontem fiquei chateado porque só tirei 9,5 e, os amigos que convidei para assistir não foram.

Hoje começo a ver o outro lado... minha família estava lá, meus colegas de turma, meus dois amigos que apresentaram o TCC deles ontem antes do meu (e que foram o motivo da "frase do dia" de ontem).

Tive uma orientadora perfeita, meus dois examinadores não estavam ali por amizade, estavam profissionalmente. Para quem ainda não passou por isso, uma explicação: As bancas são compostas pelo seu professor-orientador, um professor-examinador, e um examinador convidado. O que acontece é que as pessoas costumam escolher um professor e um convidado que - dentro daquela área do conheicmento - sejam mais amigos do que carrascos, e por essa condição de amigos eles dão notas altíssimas pela amizade, e não por merecimento.

Para minha banca, escolhi os examinadores não por amizade, mas por competência. Um deles inclusive é o diretor-geral do núcleo, e essa foi a única banca que ele participou. Isso é uma honra enorme!

Minha apresentação foi dentro dos 20 minutos estabelecidos, não extrapolei o tempo. Quando os examinadores fizeram suas argüições, respondi no mérito e de forma completa sem estourar o tempo. Meu trabalho (bem como minha pessoa) foram extremamente elogiados, aliás - vale salientar - foi o trabalho mais elogiado de todos!

Minha nota foi 9,5. Ontem eu pensava "Só 9,5? Merecia os 10!", hoje estou feliz. Sei que a nota não foi por amizade, foi por competência e merecimento. O 0,5 que faltou é o incentivo para eu melhorar ainda mais minha pesquisa, e prepará-la para um mestrado e (quem sabe?) um futuro doutorado.

Depois de uma longa caminhada, árdua muitas vezes, terminei uma faculdade tendo entrado em 1º lugar no vestibular, e sem ter reprovação nenhuma durante o curso. São vitórias que terão suas bandeiras sempre erguidas.

Agradeço a todos e todas que, direta ou indiretamente, contribuíram com meu trabalho e com quem sou hoje.

Sinceramente, muito obrigado!

Um comentário:

Rodrigo Medeiros disse...

Grande Fernando!
Excelente nota, amigo. Fez por merecer cada décimo. Se não veio o dez tão esperado é incentivo para o futuro, como tu mesmo disseste.

Abração e, mais uma vez, parabéns.

Postar um comentário