sábado, 8 de dezembro de 2007

Axe versus rock

(Historiador do cotidiano)

Hoje eu estava assistindo uma reportagem com a banda Jamil, que passou na Globo. A repórter perguntou ao Tuca quantas horas - em média - eles tocam POR DIA no carnaval. Ele foi bem específico: "Se não houver engarrafamentos, tocamos 5 a 6 horas seguidas".

Alguém uma vez teve a estúpida ousadia de me perguntar porquê prefiro shows de axé à rock.
1. Não ligo muito para letras... se eu quisesse refletir em cima do que escuto iria para um sarau poético.
2. Todas as letras de axé falam de paz, de amor, de felicidade, de festa, de diversão. Qual o mal nisso? Prefiro elas do que letras maníaco-depressivas das músicas de rock.
3. Detesto - COM TODA FORÇA - pessoas que amam rock: elas são estúpidas! Todas elas falam mal de quem gosta de forró, axé ou pagode; mas as pessoas de axé não falam mal das roqueiras.
4. Vá a um show de rock... ou pop-rock... a banda/cantor/cantora se apresenta por quanto tempo? 1h, 1h30 NO MÁXIMO. Se você vai para um show de axé, como Tuca bem falou, são pelo menos 5h SEM PARAR de música. Ricardo Chaves mesmo diz "olha, é pouco papo e muito som!". E se for um show de forró? Pode botar 8h ou mais de música direto.

Todas as músicas de axé são felizes. As de rock são depressivas, tristes, etc etc etc. Você não vê "axezeiros" se suicidarem, mas a taxa de suicídios de quem escuta Nirvana, Legião Urbana, Cazuza, além de infinitos outros, é altíssima!

Ah... e nos EUA, esses garotos que entram em locais públicos, assassinam dezenas e depois se matam... vai ver o que eles escutavam!? Só rock!

Por isso eu sou axé!!!
Ontem, hoje e sempre!

Um comentário:

Tony Martins disse...

Olá
Primeiramente, você está certo em muitas coisas que falou, mas você não passou informações sobre bandas de rock and roll, e generalizou muito no que você disse. Então vamos a primeira refutação.
Não é de hoje que as músicas moldam a cabeça de jovens pelo mundo, bom, se a música tem esse papel, você a de concordar comigo que se você falar que foi traído pela mulher e abandonado (emo, pagode e sertanejo), que a noiva loira do tchan é linda(axé), ou que se ela dançar você dança(Funk), não vai estar acrecentando nada na vida de ninguém. Mas escute John Lennon ou mesmo Raul Seixas, e veja como escrever uma letra de motivação, uma letra que realmente vai te fazer refletir, e você ainda vem me falar que as letras de rock são depressivas, primeiro conheça do assunto que você está falando. Procure sobre Raul, Renato, Cazuza, John, Paul, todos eles tinham o sonho de melhorar o mundo, de trazer paz, e concientizar as pessoas através da música, que tudo tem jeito, mas se prefere fechar os olhos para isso, paciência, continue na política pão e circo que a mídia e o governo lhe impõe e você todo dia a engole com farinha.
A sua terceira citaçao é meio que contraditoria, se não falam mal, o porque desse post então?
Em relação a duração de shows, realmente no carnaval as bandas de axé suam a camisa, mas como você mesmo disse, no "carnaval", fora dessa época, os show vão no máximo até 2 horas, as bandas de forró tocam no máximo 4 horas, bandas de rock tocam até duas horas, mas vide por exemplo a banda Mamonas Assassinas, eles faziam até 3 shows por dia, de 60 a 90 shows por mês, e shows com duração de duas horas, ou mesmo as bandas Shows, que tocam em formaturas em casamentos, essas tocam 4 horas sem parar, com um repertorio variado, desde o seu axé até meu rock and roll. Isse seu argumento de tempo de show, pra mim nem chega a ser muito relevante.
Em relação a taxa de suicidios, bom pense comigo, você escuta/compões aché, eu escuto/componho rock, quem esta mais sensibilizado com a situação do mundo? quem está mais conformado com a situação do mundo? Quem acha que mexendo a bundinha entá fazendo a sua parte? Agora imagine um cara que a vida inteira fez em prol de uma mudança, e derrepente se depara com pessoas que não estão nem aí com o que está acontecendo e ainda depressiam a atitude que ele está tendo.
Agora a questão dos assassinos, a maioria deles é psicopata, doente, que assiste tv, filmes, lê livros, tem acesso a internet, e você vem por a culpa no rock and roll?
Bom você nao disse ali, mas um fato interessante de se comentar é a competência músical de um "axezeiro' e de um rockeiro, compare, e veja quem estudou mais, e que se dedicou mais.
Mas é isso, apesar de não poder mudar sua opinião, posso dar a minha, e foi que eu a fiz, e espero que tenha sido bem esclarecedora.
Fique com os Deuses do Rock, e que eles te pedoem.

Postar um comentário