sábado, 1 de dezembro de 2007

A (horrível) lenda de Beowulf (filme)

(Historiador do cotidiano)

Ontem eu fui assistir "A lenda de Beowulf" no cinema. O filme é uma porcaria. Horrível, triste e sádico.

Eu não gostei. Eu saí triste de lá.

A história gira em torno de Beowulf, um guerreiro que é chamado para combater um monstro. Mas na realidade não é um monstro, Grendel é o filho do rei!

O filho do rei certa vez vai a uma festa promovida pelo pai - na qual está a maior algazarra, todo mundo bêbado e fazendo besteira - argumentar por causa do barulho. O assassino do Beowulf está lá, bêbado, drogado (com um tal de hidromel) e pelado, e arranca o braço da pobre criança.

Agora imagine que você tem uns 10 anos de idade... seu pai faz uma festa enorme e não lhe convida. E ele fica lá com uns amigos bebendo e fazendo um barulho insuportável. Você, que não consegue dormir, vai falar com seu pai pedir que ele modere um pouco a algazarra... quando você chega lá, seu pai mandou que um drogado pelado lhe assassine!

Seu próprio pai manda lhe assassinarem fria e brutalmente! E o drogado arranca fora seu braço!!! Você segue mortalmente ferido para casa da sua mãe, chorando. Sua mãe tenta lhe consolar mas você sangra muito, dói muito. E morre nos braços de sua mãe, que está aos prantos.

É muito doloroso o filme. Na continuação da história, Beowulf - o assassino - se torna rei; e uns anos depois ele assassina o seu próprio filho, enfiando-lhe uma espada cortando sua garganta, e depois arranca o coração de seu filho, assassinando-o de vez.

Agora me diga, se em sã consciência, algum SER HUMANO vai gostar desse filme? Eu odiei.

Eu realmente sai do cinema me sentindo mal. Aquela merda de filme quase estraga meu final de semana.

Até agora estou a pensar nos pobres garotos, o primeiro assassinado por ordem do pai, e o segundo assassinado pelo próprio pai.

Coitados.
:-(

2 comentários:

Nana Pertence disse...

Grendel era uma criança bem crescidinha... E argumentou bem, destroçando os humanos que lhe atormentavam... O filme tem sim, seus erros e exageros. É baseado num poema sobre uma lenda de um homem que enfrentava monstros marinhos mas que é vencido por sua ânsia de poder, pelo seu ego e cede às investidas de um demônio (a doce mamãe de Grendel).
Em minha opinião o filme tem várias mensagens subliminares, tratando de da filosofia teológica, sobre a crença em vários deuses e o surgimento do cristianismo: a taça de chifre dourado significava o pacto com o Mal/Demônio que concede o reino àquele que cede a seus encantos, a negação de Cristo como salvador por parte do rei Hrothgar dizendo que não havia nada que um Deus pudesse fazer por eles que eles próprios não fizessem. Posteriormente, quando Beowulf já é rei e seu filho aparece incendiando seu reino, Unferth, então sacerdote do reino de Herot, é levado ao rei sobre uma cruz em chamas (lembrando o martírio e sacrificio de Cristo)para dizer que o pecado dos pais é o que causa todo mal e destruição.
A canção de Beowulf, foi escrita por volta do século 8 e nela pode-se ver a filosofia que séculos depois Maquiavel escreveria de que o "homem é o lobo do próprio homem", e que isso não tem fim (Wiglaf se torna rei com a morte de Beowulf mas tem também o fatídico encontro com o chifre e o demônio), porque por mais nobre e virtuoso,o homem é sempre corruptível, ambicioso, e falho.
Há ainda no filme outras e inúmeras mensagens filosóficas que ao menos nos levam a refletir sobre a nossa natureza, nossos erros, e a capacidade de auto-destruição sem fim do homem.
Talvez o fato de o filme ter sido feito com uma tecnologia 3D Imax, que ainda não possuímos, não tenha lhe dado a oportunidade de apreciar o filme... Talvez o fato de não conhecer a lenda tenha colaborado pra isso também.
Respeito o fato de você não ter gostado do filme, só não aceito a argumentação fraca.
Desculpe-me.

Tati... disse...

Oieee! Sabe não teve como não rir desta postagem,q filme mais maluco.
Quem não rir provavelmente vai chorar. Valeu a dica,este será o último filme q eu verei na minha vida.Até gosto de filme triste,mas este é cruel.Espero q nunca tenha assistido outra porcaria "O soldado de Deus" , se ainda não assistiu fica longe é outro lixo.

Postar um comentário