quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Existe traição em amor platônico?

(Historiador do cotidiano)

Ontem estava eu e um casal de amigos conversando miolo de quartinha no centro comercial do meio do caminho quando surgiu o assunto sobre amores e paixões. Para encurtar a história, alguém ventilou a possibilidade de existir traição em amor platônico.

(...)

Não sou especialista nesse assunto de chifres, mas pelo que eu saiba: você só leva um chifre de alguém que namora contigo. Se você não namora, não tem como ser corno(a). Simples, prático e concreto.

Visto que a maior parte da minha audiência é feminina, eu lhes pergunto meninas - já que vocês são mais dadas a paixões platônicas do que nós homens: Vocês acreditam em traição em casos de amores platônicos? E por que?

14 comentários:

Anônimo disse...

Acho que em termos de amor platônico.. nãi existe chifres.. e sim ciúmes...
Podemos até ficar com ciúmes do nosso tão desejado amor... mas chifres?? como tu mesmo disse... a gente só levra chifre se etiver namorando!!!

Anônimo disse...

Vocês acreditam em traição em casos de amores platônicos?....axo k n! a triçao envolve(julgo eu)acçao fisica,lol,pois se n existir uma relaçao...esse tipo d amor pode talvez causar ciume!!
bjinho

Humberto Leite disse...

Claro que sim.

Amor não existe.

Só o que existe é pensamento. Se você trai o pensamento... ...é só uma questão de ter coragem de realizar um ato qualquer.

Anônimo disse...

Para haver ciúme precisam existir três pessoas, inveja duas e traição apenas uma. Não dizem que se traí por meio de pensamentos? Amor platônico existe, e é traição se você está com uma pessoa de carne e osso ao seu lado, que tem virtudes e defeitos,e ama uma figura idealizada. É tipo amar quem já morreu, vc jamais consegue competir com ela, pq ela está morta, idealizada.

Unknown disse...

Bem, podem haver várias ramificações de pontos de vista em relação a isto!

Primeiro devemos ter um bom dicernimento ao que é um amor platônico.

Ao meu ver, o amor platônico é um amor não correspondido (perdoem-me se há equívoco!); então aquele que ama cria uma relação de fidelidade ao ser amado, não havendo, é claro, a obrigação do ser amado em questão ser fiel! Pois, só há uma relação de amor quando dois indivíduos interagem!

Se não há interação entre as partes, não há traição!

Anônimo disse...

Com toda certeza nao havera traição em um amor platônico.por um simples fato: Se nao estao juntos, obviamente nao terá chifres... mas ciúmes com toda certeza.

Anônimo disse...

O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos -o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal.
Então, a partir do momento q uma pessoa diz ter um "amor platônico" e namora outra fisicamente pode-se dizer q haveria traição, trai o próprio pensamento!!! Td depende do referencial a ser analisado!!!

Anônimo disse...

No meu ponto de vista é praticamente impossível existir traição em um amor platônico porque como a outra pessoa não está ciente dos seus sentimentos cabe a ela "seguir com a vida" e não ficar arranjando bola de cristal para ver o que se passa na cabeça dos outros. Se alguém sofre de algum amor platônico a única coisa óbvia a ser feita é ir lá e declarar-se. pode ser duro na hora mas tudo tem sua recompensa.
Beijos e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Para, Heidi Tabacof, o amor platônico revela uma dose de imaturidade emocional, à medida que nunca experimenta os limites e as frustrações de uma relação concreta. "Psiquicamente, ele reproduz o amor infantil pelos pais, vistos como figuras perfeitas e supervalorizadas", diz ela,
Corcondo com esta psicóloga. O amorplatônico não é uma forma de "amor" porque não oferece as materialidades do ato de amar - logo, não tem traição. É um sentimento fraternasl, como o amor pelos pais!!Outro fato para mostrar que não existe traíção em amores platônicos, como ela mesmo observa, o amor platnico é a sua relação cm a castração
"lembrando que nos dois casos a sexualidade está interditada. O amor platônico é sempre casto."
Abraços,
LA

Anônimo disse...

Claro q não existe traição entre amores platônicos... Parte-se do princípio q amor platônico é aquele inatingível, por ficar só no nível da idealização (apesar de haver outras vertentes). Então não existe imposição, limitação, a não ser o próprio fato de acontecer nada no final da história. :o( Infidelidade, neste caso, é algo irreal.

Existe, contudo, uma grande decepção, tristeza, sensação de perda daquilo q realmente não alcançamos. Mas traição pra valer, só entre pessoas q se relacionam, seja por namoro ou por ficadas constantes. Ficadas constantes valem praticamente como namoro, não? Eu acho... É um 'namoro' não assumido, mas q faz doer tanto qt se a pessoa vai curtir a companhia de outra... É um caso a se pensar...

Bjks.

Anônimo disse...

Não há traição no "amor platônico". Se é platônico não se vive o amor, apenas se sente, e sentir por si só não basta, tem que viver!!!!!
Ja senti isso e dói bastante.

Anônimo disse...

^Traição acontece dentro de um relacionamento real. em um amor platônico, sem tirar seu encanto, não há relacionamento, logo não pode haver traição. é apenas uma questão cultural (a monogamia) que faz a pessoa se sentir culpada por desejar duas pessoas ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Obviamente nao existe traicao no amor platônico. Porque o esse tipo de sentimento nao é real, e sim a idealizacao de algo perfeito, amamos uma figura distante do real, sem erros, pecados.O "amor platônico" pode um dia vir a ser tornar real, se a pessoa que tem esse tipo de sentimento se revelar para o outro. Normalmente essa idelaizacao do perfeito tende a se acabar. Isso demora a acontecer quando a figura amada já está morta, entao dói muito mais. Nesse caso é preciso encontrar alguém real para amar de verdade, nao só em sonhos. Lana

Anônimo disse...

Ainda existe amor no mundo em que vivemos ?

Postar um comentário