segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Sabedoria em doses homeopáticas!

(Historiador do cotidiano)

Pessoas, desculpem-me a demora na publicação de novos artigos... esse ano tem feito surgir tanta coisa que eu às vezes nem sei por onde começar.

Gente fazendo graça na rua, placas absurdas, amigos em presepadas, e por ai vai...

Resolvi retornar em doses homeopáticas de sabedoria.

Calma! Calma! Não serão exatamente minhas palavras... Ano passado, no aniversário, ganhei um livro chamado "A arte da prudência", do Baltasar Gracián.

GRACIÁN, Baltasar. A ARTE DA PRUDÊNCIA. Coleção: a obra-prima de cada autor. Volume 5º. Tradução: Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2005. Maiores informações: http://www.martinclaret.com.br/

Segue abaixo, como abertura, o texto da contracapa do livro. Eu realmente recomendo a leitura integral da obra!

"A ARTE DA PRUDÊNCIA
Baltasar Gracián


Ao longo dos séculos, a cultura humana produziu três grandes livros de sabedoria universal: "O Príncipe", de (Nicolau) Maquiavel; "A arte da guerra", de Sun Tzu e a "Arte da prudência - Um oráculo de bolso", escrito há mais de três séculos pelo autor espanhol Baltasar Gracián.

(Nota do blogueiro: A estas obras eu acrescentaria "Utopia" de Thomas Moore, "A república" de Platão e "Revolução dos bichos" de George Orwell, além de - óbvio - a Bíblia).

Trata-se de um livro de estratégias paraconhecer, julgar e agir; para se avançar no mundo e alcançar o sucesso e a perfeição.

Considerado sua obra-prima, o livro, com trezentos aforismos, ainda é extremamente atual e moderno.

O filósofo Shopenhauer considerou essa obr: "Absolutamente única..."

Leitura obrigatória."

Boa leitura a todos(as) vocês!
(-:

Nenhum comentário:

Postar um comentário