sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

MMORPGs

(Historiador do cotidiano)

Aparentemente ninguém se dignou a responder, então lá vai a resposta (para maiores informações, ler o artigo da Wikipédia sobre MMORPG's).

Os RPG - Role-playing games - são jogos de imersão. Você adentra em determinados personagens e seu desempenho no jogo varia do resultado nos dados (em jogos de tabuleiro) ou habilidade de combate corpo a corpo (no caso dos "live actions" - ações ao vivo).

Os RPGs surgiram na esteira de J. R. R. Tolkien - autor dos históricos livros "Senhor dos anéis" - onde as pessoas queriam se aprofundar, até mesmo viver (n)aquele mundo fantástico da Terra Média, com elfas lindas, elfos guerreiros, orcs, anões, magos, guerreiros, e toda fauna mitológica disponível. Os RPGs surgiram como forma de imersão dos jogadores - ou participantes - naquela realidade paralela, uma virtualização da realidade real - se é que assim podemos definir.

Apesar do que (Sigmund) Freud - mestre da psicanálise - alega em seu artigo "O futuro de uma ilusão", os seres humanos têm sim gosto pelo convívio em sociedade. Com o advento da internet, a globalização - quebra de fronteiras físicas e perda da distância temporal - transformou o outro lado do planeta em algo virtualmente à apenas dois cliques do seu rato eletrônico.

Agora você - participante - não estava mais restrito a um dado grupo de paranóicos (digo, outros participantes) da mesma região física (mesma rua, bairro ou mesmo cidade). Não demorou a pipocarem os jogos de computadores com conectividade entre jogadores.

Desde então - o pioneirismo da área é creditado (pela Wikipédia) ao jogo Meridian 59 (de 1996) - expandiu-se o conceito de RPG para englobar uma nova sigla: MMO - Massive Multiplyer Online RPG - algo como jogo de interação/imersão através da rede mundial de computadores com massivamente enormes quantidades de jogadores.

O MMORPG nada mais é, então, do que um RPG online, via internet, onde os jogadores - de qualquer local do globo terrestre - se comunicam entre si e participam de universos virtuais.

O problema maior do MMORPG é que é viciante! Enquanto algumas pessoas preferem perder seu tempo a ver novelas (porque estas mesmas transportam os telespectadores para universos fictícios), no MMORPG você não apenas é transportado para universos fictícios como também pode interagir - e alterar o curso da - na história do jogo.

A especialização começou a aumentar nos anos recentes. Você poderia ir para um universo paralelo que fosse réplica da época medieval, pode ir para a terra média de Tolkien, ou mesmo para dentro da Matriz! Mas um universo fictício me fascinou acima dos demais: o de Guerra nas estrelas.

Com infinitas referências mitológicas, os seis filmes escritos e produzidos por George Lucas marcaram a minha (e de muitos leitores deste humilde blog) infância e adolescência. Mal pude crer, em 2003 ou 2004, que existia um universo paralelo que reproduzia com fidelidade tudo o que significava "guerra nas estrelas". Eu poderia pilotar uma Asa-X ou empunhar um sabre de luz sem sair da frente do computador. Fascinante, simplesmente fascinante.

Uma das coisas mais gostosas de um MMORPG são as "guildas", unidades de participantes com objetivos comuns. De forma resumida, uma guilda é aquele agrupamento de amigos com os quais você joga. E aqui eu me refiro amigos mesmo, que te apoiam e ajudam. Normalmente você conhece mais sobre a vida pessoal real de um companheiro de guilda do que sobre aquela pessoa que faz esteira, na academia, exatamente ao seu lado. A quebra de barreiras espaço-temporais ajudou a unir em amizade (e troca de conhecimentos) pessoas de lados opostos do planeta.

Sobre o mmorpg que eu jogava: Ele chama-se Star Wars Galaxies (mais conhecido como SWG). O sítio oficial é o: http://www.starwarsgalaxies.com/ atualmente ando com síndrome de abstinência... me balançando a voltar a jogar o SWG. São três meses de abstinência, três longos meses... mas eu vou conseguir.

Para quem tem filhos: se algum dia seu(sua) filho(a) chegar e disser que joga RPG - ou pior ainda, que gosta - pare o que estiver fazendo e leve-o(a) para uma aula de atividades físicas o mais rapidamente possível. Preferencialmente natação.

O bem da humanidade depende do que você aprende hoje e do que você ensina amanhã!

Faça sua parte!

(se quiser saber mais sobre RPG, ou MMORPG, sugiro que leia os artigos da wikipédia, ou comente aqui no blog, que responderei o mais breve possível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário