(Historiador do cotidiano)
Não importa o que você esteja a fazer, tenha sempre uma cópia de segurança (ou "backup" como alguns ainda insistem em usar os termos 'americanalhados').
O problema é que nós somos relapsos e esquecemos de fazer cópias. Para quem escreve muitos textos, artigos, etc., o blog é um excelente local para fazer cópias de segurança. Mas com o contratempo que a maior parte dos blogs são públicos, o que assusta alguns sobre a questão autoral.
Mas esqueça isso... vamos nos focar em questão mais práticas do dia-a-dia: Vamos supor que você tem um telefone celular com uma agenda realmente grande. Você não sabe decorados todos os números (é difícil em uma agenda de 500 telefones você saber todos eles decorados. Uns 100 a 150 tudo bem). É muito cômodo você estar em locais públicos, conhecer pessoas novas e anotar seus números de telefones no seu próprio telefone. Então que entra a questão fundamental: quando chegam em suas residências, quem de vós transcreve essas informações para o papel? Quando muito alguns copiam para o computador, transferem pelo cabo de dados e pronto.
Outro caso é quando você tem uma lista enorme de contatos: nome, telefone, endereço eletrônico, endereço real, etc... que você utiliza para mandar correspondências.
Ou então, para os que usam a tecnologia como meio e não como fim, imaginem trabalhos da faculdade ou colégio, projetos do trabalho, monografias, teses e dissertações... bancos de dados diversos, e tudo mais que pode se perder numa simples variação de energia elétrica!
E as fotografias? Essas que são as mais cruéis. O mundo muda a cada instante. Uma fotografia é a imortalização de um recorte da realidade pessoal do fotógrafo num dado milésimo de segundo de sua vida. Seja o registro de eventos históricos, seja recordação daquelas férias perfeitas... por muito pouca coisa você poderá perder todas aquelas fotografias... e se você não tiver cópias de segurança? Não tiver gravado cópias das fotos em CD, enviado para web ou mesmo imprimido-as? É UMA PERDA SEM COMPARAÇÕES.
Por isso eu recomendo: TENHA SEMPRE CÓPIAS DE SEGURANÇA!
E vivam felizes e despreocupados(as)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário