sábado, 27 de setembro de 2008

Concursos públicos x Futuro da Nação

(Historiador do cotidiano)

"Vocês são a geração do futuro!"

Piada. Das grandes! Minha geração não é a do futuro. É do presente e olhe lá... Da minha turma do colégio devem ter se formado cerca de 100 alunos - um pouco menos - e quantos ainda pensam em mudar o mundo? Se muito, eu sou o único. O resto só quer saber de ter um empreguinho, ter seu dinheirinho (não necessariamente suado), ter filhos, envelhecer e morrer em paz.

Thomas Paine certa vez disse: "Se há que haver problemas, que seja nos meus dias, para que meus filhos tenham paz". Faço minhas as palavras dele. Não podemos esperar para amanhã tentar corrigir as cagadas que damos hoje, ou que nossos antepassados deram - seja por inocência, por falta de conhecimentos científicos ou por maldade, não importa. O que importa é ajeitar o mundo.

Por que essa revolta hoje? Estava conversando com algumas pessoas que estão estudando para fazer concursos. Eu me envergonho até de dizer... mas vocês sabem qual é a idéia geral? "Vamos passar no concurso público para ter nosso dinheiro, e depois a gente monta alguma coisa privada e vai fazer o que realmente gosta".

Como assim, ganhar dinheiro e sair para fazer o que gosta? É por isso que o serviço público brasileiro não presta: porque as pessoas querem entrar, se aproveitar da "Lei de Gerson" e irem embora. Não se importam em melhorar o próprio país; Não querem saber da população, dos idosos dos outros, dos filhos dos outros, dos netos dos outros; e não pensam que eles próprios serão idosos em alguns anos, e que eles próprios terão filhos e netos. As pessoas não pensam no bem comum, só nos próprios umbigos. É UMA VERGONHA, como diria Boris Casoy.

Enquanto cada um de nós não levantar a bunda, largar essa preguiça, e trabalhar em prol da Nação, não teremos um futuro melhor. Podem apostar nisso. E se você ousar dizer que sou pessimista, eu afirmo que sou mais patriota do que você que só quer fazer dinheiro. Na época dos meus pais e avós, na época do governo militar, o serviço público prestava: você tinha coragem de estudar em escolas públicas ou de ser atendido em serviços públicos de saúde. Hoje em dia você só utiliza os serviços públicos se for obrigado, porque qualquer pessoa com recursos financeiros vai procurar a iniciativa privada - e novamente temos o sucateamento do serviço público.

O próprio nome já diz: PÚBLICO! É meu, seu, dos nossos pais, dos nossos avós, dos nossos filhos e netos. É nosso, de cada um de nós brasileiros. De cada um que tem o Brasil no coração!

Por que então sucatearmos o que é nosso? Por que não tomarmos conta do que é nosso? Por que não lutarmos pela melhoria dos serviços e produtos que existem por nossa causa? Porque as pessoas se acomodam!

O serviço público é nosso. A Amazônia é nossa! O BRASIL É NOSSO!

VAMOS FAZER DESTE O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA NOSSOS IDOSOS, COMO TAMBÉM PARA NOSSOS FILHOS E NETOS!

"Se há que haver problemas, que seja nos meus dias, para que meus filhos tenham paz" (Thomas Paine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário