"Só erra quem produz. Mas, só produz quem não tem medo de errar"
Frase de Octavio Paz (31 de março de 1914 – 19 de abril de 1998). Escritor, poeta e diplomata mexicano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1990.
Frase de Octavio Paz (31 de março de 1914 – 19 de abril de 1998). Escritor, poeta e diplomata mexicano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1990.
Texto por Aldo Novak:
Sim, você cometeu, comete e cometerá erros. Erros são inerentes à vida. Se erramos, isso mostra que tentamos, que buscamos mudar e promover diferenças positivas em nossa vida, mesmo que tenhamos descoberto, talvez tarde demais, que trocamos os pés pelas mãos.
Errar não é algo com que você deva preocupar-se. Errar é o padrão dos que provocam as maiores mudanças positivas na história.
Quem nunca erra passa pelo mundo sem nada significativo em sua história de vida. Por isso, não tenha remorsos pelos erros cometidos. Use-os como ponto de partida para os próximos passos e acertos que você terá em sua vida. Use-os como aprendizado. Use-os como razões para todos os seus acertos, a partir de agora.
Os erros e equívocos estão na vida de todos os homens e mulheres que foram essenciais para a trama da civilização. Mas raramente lembramo-nos disso. Geralmente, o que sabemos, é apenas uma versão editada da história de pessoas que tropeçaram muito pelo caminho. Por isso, acabamos acreditando que eles tiveram vidas perfeitas, muito diferente da nossa.
Acabamos acreditando em uma fantasia de que um erro é sempre uma demonstração de que somos fracos. É exatamente o contrário.
Somente os fortes erram muito. Os fracos se escondem, para não errar, ou errar pouco. Somente os fortes sentem a carga do mundo caindo sobre eles, pois os fracos fogem para um lugar seguro, enquanto os desafios sobram para outros.
Há algum tempo, um rapaz perguntou, em uma de minhas palestras: "eu gostaria de ter mais coragem, mas peço isso ao "Universo" e só recebo coisas que me dão mais medo".
Claro! Quando pedimos "coragem", o universo envia riscos, para que possamos superá-los e, com isso, sermos "corajosos". O único modo de termos coragem é superando riscos.
Quando pedimos "sabedoria", o universo envia problemas - porque o único modo de sermos sábios é resolvendo problemas.
Quando pedimos riqueza, o universo envia projetos - porque é desenvolvendo e realizando projetos que podemos nos tornar ricos, por dentro e por fora.
E o erro está sempre em todos os lados. O erro nos ensina o caminho a não seguir. Quanto mais cedo você mudar de caminho, ao descobrir o erro, melhor.
Como disse Octávio Paz, "só erra quem produz. Mas, só produz quem não tem medo de errar".
Evite o erro, sempre que puder. Mas não evite o risco do erro, pois ele é parte do caminho que vai levar você até a realização de todos os seus sonhos.
(Aldo Novak)
Nenhum comentário:
Postar um comentário