domingo, 28 de setembro de 2008

Diferenças entre homens e mulheres

(Historiador do cotidiano)

Olá pessoas, queridos(as) leitores(as),

Já publiquei aqui algumas vezes diferenças entre os sexos. E recebi alguns comentários e algumas críticas em relação a isso. No geral os homens acreditam que estou certo, e as mulheres que eu exagero ou que não percebo a realidade ou N teorias.

Reforço aqui meu ponto: homens e mulheres são diferentes! Completamente! Os homens costumam ser mais ligados às questões lógico-matemática, enquanto as mulheres lidam melhor com aspectos de cunho emocio-sentimental.

A novidade que li hoje vem do Mdig (corrigidas algumas observações de grafia): "Outra curiosidade é que as mulheres têm mais cones e os homens mais bastonetes. Com o que podemos deduzir que as mulheres vêem as cores mais brilhantes que os homens, mas nós temos melhor acuidade visual".

Outra pesquisa que eu vi recentemente foi ao ar pelo Discovery Channel, e o pesquisador explicava que quanto maior o dedo anular (aquele que botamos as alianças de noivado/casamento) em relação ao indicador, mais expostos nós fomos - durante fetos - à testosterona. E quais as implicações disso?

A primeira "conseqüência" que a reportagem mostrou é que os que foram mais expostos tiveram mais comportamentos masculinos (melhor senso de orientação espacial, maior competitividade, melhor raciocínio lógico-matemático), enquanto os que foram menos expostos - ou seja, que o anular é quase do tamanho idêntico do indicador - tiveram mais comportamentos femininos (melhores habilidades no reconhecimento de emoções, mais amabilidade, mais carinho).

Eu ressalto aqui que não quer dizer que os homens sejam melhores que as mulheres, nem tão pouco o inverso. Pelo contrário: o que eu afirmo é que cada sexo tem vantagens e desvantagens e são, portanto, complementares!

Parece que a reportagem tem o título original "Secrets of the sexes" (segredos dos sexos) e foi produzida originalmente pela BBC. Tem um pequeno resumo disponível aqui: http://www.bbc.co.uk/science/humanbody/sex/articles/testosterone.shtml#digit maiores informações também neste enlace: http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1818 ou ainda http://menshealth.abril.com.br/saude/conteudo_163079.shtml

Uma das curiosidades da reportagem é na hora de trocar a falda de bebês. Das pessoas que toparam ser cobaias, apenas um homem tinha o anular semelhante ao indicador (vamos chamar de homem h), e apenas uma mulher apresentava uma diferença significativa entre o indicador e o anular (vamos chamar de Mulher M).

Na hora de trocar as faldas, todas as mulheres - exceto a Mulher M - botaram os bebês no ombro depois da operação. E quando foi a vez dos homens, todos eles - exceto o homem h - NÃO botaram os bebês no ombro depois de trocarem as fraldas. E não havia qualquer orientação dos aplicadores do teste em relação a isso.

Enfim...

Por esses e infinitos outros aspectos, que afirmo os homens serem diferentes das mulheres. E essa diferença é boa! É complementar, as pessoas se completam: o que uma tem a mais, a outra tem em menor quantidade, e vice-versa. E assim vivemos. Não tentem lutar contra as suas naturezas, vocês só vão se estressar. Aceitem que somos todos diferentes, aceite-se como você é, e viva feliz!

E VIVA ÀS DIFERENÇAS!

3 comentários:

viteste disse...

Isso aí! Viba a diferença!
Não entendo porque de tanta competição se ambos se completam tanto. Acho que é exatamente por causa da competição que temos tantos problemas de relacionamento - e não deveria ser assim. Se aproveitássemos as maiores qualidades de um suprindo as carências do outro o mundo seria perfeito. Mas pefeito só Deus, não é? Então a briga perdura...

Parabéns pelo texto!

Historiador do cotidiano disse...

Olá Viviane,

A questão da competição, bem... pra mim não há competição entre os sexos.

Os sexos são competitivos dentre seus membros, não com o sexo oposto. Essa competição entre sexos me parece papo de feminista.

O problema real que temos é que as mulheres não conseguem entender os homens, e vice-versa.

Para os homens tudo é muito simples! Se temos vontade de sexo, é vontade de sexo; se temos vontade de dormir, é vontade de dormir; e assim por diante... mas se uma mulher tem vontade de alguma coisa é porque existem milhares de fatores por trás daquela escolha.

O que acontece? Os homens não se conformam das mulheres não serem simples como eles; e as mulheres não conseguem aceitar que os homens sejam simples: elas querem que eles sejam complexos como elas.

O que acontece ao unir duas pessoas tão diferentes, que não compreendem os benefícios dessas diferenças? Dá merda.

Isso é basicamente porquê os relacionamentos têm entraves: as pessoas não conseguem compreender as outras - pelo menos é a minha opinião.

Enquanto as pessoas não melhorarem o auto-conhecimento, para saberem como realmente são e como isso afeta as pessoas ao redor, os conflitos por motivos fúteis continuarão a acontecer. Infelizmente.

Alex Bawer disse...

Bem pensado e esta discussão sempre acontecerá e lógico, sempre teremos razão!
Kkkkkkk
Felicidades SEMPRE!!

Postar um comentário