Extraído de: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=12655
"
Estudo assegura que cantar faz bem à saude
Para cantar não é necessário talento, se o fizer enquanto toma banho ou caminha; esta atividade pode proporcionar muito mais que diversão. De acordo a recentes estudos, a emissão de sons vocais pode beneficiar o organismo de diferentes maneiras.
cantar faz bemGertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Arte de Viena, descobriu que aquelas pessoas que entoam uma melodia ou cantarolam, realizam uma espécie de massagem nos intestinos, que provoca uma sensação de alívio no coração.
- "Ao cantar, retemos por instante a respiração. Portanto, é possível favorecer também a circulação, reforçar os nervos parassimpáticos, fortalecer a memória, reduzir o estresse e gerar tranquilidade", indica a especialista.
Pesquisas, como a realizada por Berka-Schmid, permitem que médicos de diferentes locais do mundo receitem atividades de canto como remédio.
A revista Medizin Populär menciona um aspecto importante do estudo. Emitir um som, além de gerar harmonia a nível psíquico, reforça o sistema imunológico para que possa se curar em frente a problemas como os transtornos do sonho, doenças circulatórias ou a Síndrome de Burnout.
Existem casos documentados onde pacientes com Alzheimer mostraram melhoria considerável quando fizeram terapias com canto. O mesmo aconteceu com pessoas com acidentes cerebrovasculares que conseguiram voltar a falar depois de cantarolar melodias repetidamente.
Como benefício adicional, comunicar-se por meio de canto pode ajudar a desalojar os sentimentos negativos, e inclusive, é um bom método para se expressar.
Cante, cantar é muito bom!
Fonte: Medizin Populär.
"
Nenhum comentário:
Postar um comentário