quarta-feira, 30 de junho de 2010

Novo GPS

(Historiador do cotidiano)

Hoje de manhã estava testando um novo GPS (na realidade o novo software GPS/Ovi da Nokia, com sinal exclusivamente de satélite, sem usar o "a-gps"). O bichinho funciona bem, indica os locais corretamente, mas ainda não me entendi direito com a questão de localização de endereços (apesar que quando eu ploto o POI - point of interest - ele indica a localização e caminho exato).

Para fazer o teste, plotei de onde eu estava para onde eu ia, para fazer se a rota que o GPS ia traçar era a mesma (ou semelhante) à que eu ia fazer, ou se ia me mandar lá para casa de cacete antes de chegar no destino. O GPS montou uma rota muito semelhante à que eu faria.

Saí andando com ele, e às vezes entrava no local errado. Ele prontamente recalculava a rota para o caminho mais eficiente. Além de mostrar a rota em 2D ou 3D, com mapa, terreno ou satélite, sendo os dois primeiros passíveis também de modo noturno. Uma maravilha.

A única coisa que eu ainda não consegui ativar foi a indicação por voz. "Vire à direita"; "vire à esquerda"; etc. Eu estava olhando e acho que vou ter que receber orientações em outra língua, porque em português só tem voz feminina.

Aí já viu né... é sábio, notório e de conhecimento público arraigado (e também provado cientificamente) que as mulheres não são lá exemplos a serem seguidos, quando pensamos em termos de "orientação espacial". Então se não confiamos em mulheres para nos dar orientação de pra onde ir, vou confiar numa mulher para me dar instruções de qual caminho seguir? Vai que ela faz, feito eu já testemunhei uma mulher: "Vire à direita" e homem "É à esquerda". Aí ela insiste "É à direita pô!", o cara vira à direita e ela "Por que virou pra cá? Eu mandei virar pra esquerda!". Então para evitar esse tipo de situação, não vou botar mulheres para dar orientações no meu GPS, ora bolas.

Atenção mulheres: este último parágrafo é meramente humor! Não me crucifiquem. rs rs rs... Nós sabemos que vocês dirigem bem, e são até muito charmosas ao volante.

Atualização: O GPS funciona realmente muito bem, e as orientações por voz são precisas, antecipadas e exatas. Aprovado.

Abraços, e uma excelente semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário