terça-feira, 21 de agosto de 2007

Perfeccionismo?

(Historiador do cotidiano)

Sobre perfeccionismo, segue abaixo mensagem que enviei em resposta a um verdadeiro amigo, que é (sofre de) perfeccionismo. Espero que você possa sentir-se também como destinatário(a) da minha carta.

Abraços, e lhe desejo uma excelente semana!

Carta a um amigo perfeccionista:
"Olá meu amigo,

Muito interessante sua carta. Eu era muito perfeccionista, acredito que até mais que você.

Mas enfim... durante minha jornada para me formar jornalista, certa vez me peguei - aliás, um professor - perdendo tempo com miúcias de uma diagramação. Ele perguntou porquê eu demorava tanto e afirmei que por perfeccionismo. Ele foi categórico: "se é para ser perfeccionista, não presta para ser jornalista".

De certa forma, acredito que ele está certo. Nunca conseguimos sermos perfeitos, mas temos que nos esforçar ao máximo. Quando vou viajar, estou completamente ciente que sempre esqueço de levar alguma coisa, por mais que eu faça mil listas , verifique-as e reverifique-as.

Por isso quando esqueço algo, fico despreocupado.
Salvo engano, foi Sun Tzu que afirmou - há mais de 2.500 anos - que "se algo depende de mim, farei; se não depende, não me preocuparei".

Então sempre tento evitar a "lei de murphy", e dou o melhor de mim. Se eu não tiver tempo ou habilidades para deixar o projeto perfeito, então farei minha parte o melhor possível.


Mas, me estressar?
Jamais!
(ou quase jamais, às vezes - acho que por causa do meu signo - tenho impressão de carregar o mundo nas costas... rs rs rs)

Se me permite uma sugestão, reavalie seu perfeccionismo. Às vezes as coisas improvisadas ou feitas de primeira são as mais autênticas e saborosas.

Abraços sinceros de um amigo ex-perfeccionista
:-)

PS: Ah, e deixar de ser perfeccionista não fará os trabalhos deixarem de ser excelentes, você apenas muda a abordagem que você dá a eles!"



E você: concorda ou discorda? Por que? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário