quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Felicidade está nas pequenas coisas

(Historiador do cotidiano)

Sério mesmo, a felicidade está nas pequenas coisas.

Não vou entrar em detalhes sobre a afirmação acima porque já expliquei-a diversas vezes neste blog. Resume-se a, mais ou menos, que não vivemos sempre enormes eventos, e sim um somatório de infinitos pequenos momentos (e é destes que vêm a felicidade).

Hoje vivenciei um momento pequeno, mas que me deixou muito feliz:

Existe um jogo do cubo, disponível em: http://www.eyezmaze.com/grow/cube/index.html

O jogo consiste em combinar 10 elementos numa seqüência específica, para poder chegar ao resultado final. O problema consiste em descobrirmos essa seqüência. Basta ir clicando nos ícones dos objetos que eles são inseridos no cubo, e ocorrem as ações equivalentes.

O problema consiste de serem exatamente 10 elementos. No enlace tem uns jogos de treinamento com dois ou três elementos. Vamos lembrar um pouco de matemática do 2º grau (hoje "nível médio")?

Combinações de 10 elementos gera uma conta de 10! (dez fatorial), que representa = "10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1". Ou seja, existem 3.628.800 (três milhões, seiscentas e vinte e oito mil, e oitocentas) combinações possíveis dos 10 elementos.

Assim temos 1 chance de acerto e 3.628.799 chances de erro (0,00002% de chances de acerto).

Minha enorme felicidade é porque consegui resolver o problema (o jogo) em cerca de apenas duas horas.
:-)

E agora lanço o desafio a vocês! Experimentem terminar esse jogo. Quem tentar pelo menos duas horas e não conseguir ter uma boa idéia, é só comunicar que eu posto a solução.

Abraços a todos(as) vocês queridos(as) leitores(as), e uma excelente quinta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário