quinta-feira, 28 de junho de 2007

Desejo

(Historiador do cotidiano)

Tem horas que tudo que você precisa é de um abraço...

...apenas um único e sincero abraço...

...sem palavras.











http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4



Tristeza

(Historiador do cotidiano)

A lua no céu, com um sorriso maroto... cresce e me olha, a todos nós, e sua sombra reflete mais que sua luz.

Sinto, sinto muito, mas as palavras esvaem-se de mim... a beleza branca e de sardas não mais contesta Newton comigo, encontra-se em um horizonte platonizado, peirceano ou talvez saussureano mas, com absoluta quase certeza, Einstein manda lembranças.

Telefone, fone, tele... telenada, teletudo, tele-só, só... rio, como louco, como normal, rio... rio de muitos afluentes, muitas gotas, centenas ou nenhuma, apenas incontáveis.

Tu... tu... tu... eu? Não... a resposta mecânica eletromagnética - ou não - quem saberá?

Risos soltos. Espelho? Imagem refletida... Choro, e por que não?

(David) Gilmour e sua fender cantam, ressoam acusticamente... wish you were here, or not, or maybe, may be. Why? Or why not?

Se a vida é feita em curvas senóides, minha equação está desbalanceada.

Garçom, um pouco de carbono-14 por favor. E depois passa a régua que não agüentarei outra dose santaelliana, liga para o tele-Morpheu

Um abraço na testa, aperto de mão, um beijo ao ar...

E foi, sendo, agora, até mais, quase, bem... fui
(ou não)




(baseado em uma história real e atual...)

terça-feira, 26 de junho de 2007

Orkut II

(Historiador do cotidiano)

Desabafo:
Até agora ninguém deixou depoimentos para mim!
(no orkut)

:-(

Sumiço / orkut

(Historiador do cotidiano)

Pessoal, desculpe o sumiço. A monografia anda consumindo todo meu tempo.

Tenho lido, quase em média, um livro a cada dois dias. É um ritmo alucinante e desesperador.

Ah... e a novidade do dia é essa mudança do orkut:
Antes você entrava num perfil e tinha "fãs / recados / fotos / vídeos" e agora o orkut mudou tudo de posição! ("recados / fotos / vídeos / fãs", tudo bem, não mudou tanto assim).


Pensamento MEU do dia:
Os dias voam rápidos, esvaiem-se como as lembranças das asas do beija-flor...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

A diferença de quem estuda

(autor desconhecido)
 
A DIFERENÇA DE QUEM ESTUDA
 
 
*QUANDO SE TEM DOUTORADO
*O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum Linneu, 1758, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera, Linneu, 1758. No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.
 
*QUANDO SE TEM MESTRADO:
*A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
 
*QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO:
*O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.
 
*QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO:*
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.
 
*QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL:*
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.
 
*QUANDO SE É PRESIDENTE DO BRASIL:
*Rapadura é doce, mas não é mole não!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Desabafo II - Murphy contra-ataca

(Historiador do cotidiano)

Estou novamente mal. De verdade. Me sinto completamente abandonado.

Algumas pessoas que lêem o blog e têm contato com minha vida real - fora da fascinação píxea - sabem que estou no último ano da faculdade e, por conseqüência, ano de monografia!

Essencialmente todas as demais pessoas da minha turma optaram por trabalhos de conclusão em grupos. Eu fiquei só, primeiro porque meu tema é espinhoso e difícil; segundo porque minha área de pesquisa nem tivemos aulas direito, ninguém sabe bem.

No início do ano tive a primeira baixa da minha monografia: a minha principal fonte de informações negou completamente qualquer dado que viesse a ser útil por motivos institucionais.

Semana passada me vem a segunda baixa: A pessoa, professor, que eu tinha como orientador simplesmente abandonou tudo, a faculdade, e saiu! Estou completamente "desorientado", mais perdido que cego em tiroteio. E era a única pessoa especializada no meu tema e/ou área de pesquisa. Tenho o celular, o telefone fixo, o endereço... mas nada resolve se a pessoa não tiver tempo para me atender!

Agora me vem a terceira baixa: nenhum dos demais professores têm disponibilidade para me assumir como orientando. Todos estão acima da quota em termos de quantidade de serviços como também de orientandos.

Resumindo: (1) estou sem fonte; (2) sem orientador, e; (3) sem apoio de qualquer tipo.

Se você me perguntar se me sinto abandonado? ESTOU ABANDONADO E MEIO !!!
(e devido à mudanças nas regras da faculdade, estou com um prazo de pouco mais de um mês para concluir a monografia; e não os sete a oito meses que teria no cronograma original)


Tudo o que eu queria agora era só um abraço...

A vida está nos detalhes

(Historiador do cotidiano)

A vida é feita de detalhes. Não acredita? Olhe ao seu redor.

Você não vive de enormes momentos a cada instante, mas é a cada vez que você respira, a cada vez que seus olhos piscam ou que um músculo se contrai, ou mesmo quando qualquer sombra de pensamento foge fulgaz da sua mente... são essas as pistas que você vive, ou sobrevive.

Por que as pessoas vivem infelizes? Existem várias teorias, uma das minhas é porque elas não enxergam os detalhes. Se a cada vez que ela movesse qualquer parte do corpo, agradecesse à Deus por estar viva, a cada olhar agradecer porque tem visão, a cada música agradecer por ter audição... você começará a dar mais valor à sua própria vida!

E nos detalhes também estão as (deliciosas) responsabilidades. Se você recebe um projeto de seis meses no trabalho ou faculdade, é porque você tem competência para fazê-lo (ou desenvolverá durante o projeto, conforme inclusive já tiver sido previsto pelo professor ou superior hierárquico).

Mas a responsabilidade está em não adiar as coisas, em fazer o que tem que ser feito! Se você vai viajar amanhã ou depois (ou vai ter uma festa, ou evento que for), páre desde hoje de comer baganas. Senão correrá o risco de findar tendo dor de barriga e não poder tomar parte do acontecimento.

Nesse mesmo instante páre tudo! Perceba que você só concorda com o que falei até agora porque você sabe ler! No meu trabalho tem uma senhora com seus quase 70 anos que não sabe... imagine quanta coisa interessante ela já deixou de fazer ou aprender porque não sabia ler. Agora tente lembrar quanta coisa boa já aconteceu com você pelo mero fato de você saber ler!

A vida é feita de infinitos pequenos detalhes somados. Lembre-se disso...

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Provérbio iuguslávio

(Historiador do cotidiano)
Provérbio iuguslávio (atual Sérvia):
"Diga a verdade e saia correndo"
Mas o pior de tudo é que é é verdade: as pessoas não aceitam as verdades, na realidade - maior parte das vezes - as pessoas sequer estão aptas ou prontas a terem contato com a verdade.
A verdade dói, machuca, desentranha de dentro de cada um de nós algumas coisas que preferíamos deixá-las no esquecimento.
Se ouvir a verdade é ruim, imagine falar! São poucas, pouquíssimas pessoas que são boas reveladoras da verdade. Sim, porque não é apenas vomitar aquelas informações na cara de outrém mas envolve toda uma preparação.
Uma coisa que observo muito é sobre as mulheres cometerem "sincericídios": suicídios de relacionamentos baseados na exacerbação da sinceridade. Normalmente não nos pegamos em detalhes e, o que é passado que permaneça lá.
Fiz coisas das quais me orgulho e outras nem tanto. Mas todas elas constituem MEU passado, não de outrém. Então neste ponto considero errado pessoas fazerem de suas vidas verdadeiros livros abertos. Não são. Têm sempre que faltar algumas páginas. Sempre...
Então se a verdade é cruel, o sincericídio é o alto mais desvairado dessa maluquice toda que é ser vivo.
Seja sincero(a), verdadeiro(a) e honesto(a), mas não me venha com sincericídios que só irão prejudicar nossa amizade.
"Não tente. Faça ou não faça; não existe o tentar" (Yoda). Não existe mesmo o tentar... quem tenta fazer dieta nunca faz. Quem tenta perder peso nunca perde. Só quem decide fazer é que faz. Só quem decide ser verdadeiro é que merece as glórias.
A todos que sabem serem sinceros, verdadeiros e honestos, sem cometerem sincericídios, MEUS PARABÉNS!
Desejo uma excelente quinta-feira a todos!
(e preparem-se, já está aberta a temporada de arraiás!)
:-)

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Mentes grandes, médias e pequenas

(Historiador do cotidiano)


Grandes mentes discutem idéias

Mentes médias discutem eventos

Mentes pequenas discutem pessoas


E você, discute sobre o que?

Dez coisas que levei anos para aprender

(autor desconhecido)

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma pessoa boa. (Essa é muito importante. Preste atenção, nunca falha);
2. As pessoas que querem compartilhar a visão religiosa delas com você, quase nunca querem que você compartilhe a sua com elas;
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance!
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca;
5. Não confunda nunca sua carreira com a sua vida;
6. Jamais, sob qualquer pretexto ou circunstância, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite;
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana nunca atingiu (e nunca atingirá) todo seu potencial, essa palavra seria "reuniões!"
8. Há uma linha muito tênue entre "hobbie" e "doença mental";
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito;
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se que um amador construiu a Arca; e um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Quero um dia poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o AMOR existe... que vale a pena se doar as amizades às pessoas... que a vida é bela sim... que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena!

sábado, 2 de junho de 2007

Dance primeiro, pense depois

(Historiador do cotidiano)

Existem algumas coisas na vida que são estapafurdiamente prazerosas, e nem nos damos conta disso.

A primeira dela é a corrida. Ora, nós nascemos para correr. Bote um tênis e vá correr na praia. A praia não se importa se você está de bom ou mal humor, se você é bem sucedido ou anda em crise, se tem uma namorada bonita ou uma que te faça feliz, se você é alto, magro, gordo, magrelo, branco, moreno, ou o que for. A praia só pede que você vá até ela, de graça, e corra. Só corra.

Somos feitos para correr. A sensação de bem estar físico após uma corrida é indescritível - além de melhorar o condicionamento (e tantas outras melhorias que não tenho nem como descrever aqui).


A outra coisa é dançar. Nosso corpo se move naturalmente... ele pede a poesia surda da dança. É maravilhoso dançar. Você se sente bem, você está em harmonia com a natureza que lhe cerca.

Assim, quero que vocês vejam o vídeo a seguir. Encontrei ele no orkut, na página de uma dançarina. Viver, correr e dançar... viver... ah que delícia me sentir vivo!

(E se você não sabe dançar, não se preocupe, é só treino. Você não nasceu sabendo das coisas afinal)


O vídeo se chama "Dance to inspire, inspire to dance", do Eddie Uehara, e está disponível no enlace:
http://www.youtube.com/watch?v=9ALtIwy77RU




Dance primeiro, pense depois...

é a ordem natural das coisas!

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Filosofia Playmobil

(Historiador do cotidiano)

Frase do dia

FILOSOFIA PLAYMOBIL:

"Nada do que você possa fazer vai tirar esse sorriso do meu rosto!"

Hoje é sexta-feira!!! Excelente final de semana a todo mundo!
:-)

Beijos e ficadas na faculdade

(Historiador do cotidiano)

Sei que esse post parece estranho. Mas vi ontem ou anteontem um mapa da minha turma, quem tinha beijado quem.

Me creditaram duas jovens. Uma tudo bem, namorei. Mas a outra não existe nexo em colocar ela na lista.

Estava refletindo, e fui lembrar de quem já beijei no meu campus.

Que saíram do curso, mas entraram conosco: só lembro de duas meninas, a S e a S
Que saíram do curso, já formadas: tem mais duas... a A e a D
Que mudaram de turma, mas continuaram no curso (e não vão se formar conosco): só uma, V
Do mesmo campus mas de outros cursos: só lembro da R.
Além da ex que é da minha sala, já citada.

Isso de 2004 até a data atual. Realmente pelo que vejo, não sou o maior ficador, mas fiz alguma história no curso. Se eu lembrar de mais gente, reatualizo esse artigo.

Abraços