segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

13 coisas a não falar para colegas de trabalho

Já aconteceu com cada um de nós... aquele fluxo incansável de palavras que continuam a ser ditas mesmo depois que você já chegou ao ponto (se é que existia um quando começou a falar), e mesmo que as demais pessoas já tenham parado de lhe dar atenção. É o tipo da fala que só pára quando outra pessoa começa a falar.

Sim, essa diarréia verbal nunca costuma ser uma coisa boa, mas em alguns lugares é pior que outros.

Como, por exemplo, no trabalho.

Existem certas coisas que os colegas de trabalho realmente NÃO precisam saber sobre as outras pessoas - seus planos para o bebê ou suas dores estomacais, por exemplo - mas algumas pessoas simplesmente não conseguem ficar caladas.

Tem pessoas que falam para ouvir o som da sua própria voz; outros porque não têm uma vida e acham que, revelando detalhes, criam a ilusão de uma; além das que se parecem se alimentar de fofocas.

Estabeleça limites

Como no mundo moderno, passamos mais tempo no trabalho que em outro lugar (ou com outras pessoas), alguns trabalhadores costumam ter dificuldades em separar sua vida pessoal da profissional.

Afinal o trabalho é um ambiente social tanto quanto um ambiente profissional, mas você deve lembrar que enquanto você pode ser amigo e desenvolver afinidades, trabalho é trabalho e amizade é amizade.

A maior parte das pessoas que trabalham não percebem que o que elas falam tem tanto impacto na sua imagem profissional como a roupa que usam. Pessoas que falam muito, sobre si mesmas ou sobre outras, podem ser vistas como incompetentes, improdutivas, e ineficaz ou inapta para o desenvolvimento profissional.

Para evitar esses casos de diarréia verbal, existem treze coisas que você nunca deve compartilhar ou discutir com seus colegas de trabalho.

1. Informações sobre salário
O que você ganha é um problema seu e do departamento de recursos humanos. Divulgar indica que você não é capaz de guardar segredos.

2. Histórico médico
As pessoas normalmente não se importam com suas dores e medos, sua última operação, sua infertilidade ou o conteúdo da sua farmácia caseira. Além disso, para o empregador, seus constantes problemas médicos transformam você em um empregado caro, e de alto risco.

3. Fofocas
Seja com quem você estiver fofocando, vai invariavelmente contar para outras pessoas o que você disse. Além disso, se um colega está fofocando com você, é bem provável que depois vá fofocar de você.

4. Reclamar do trabalho
Reclamações constantes sobre sua carga de trabalho, nível de estresse ou mesmo sobre a empresa, vai transformar você rapidamente no tipo de pessoa que nunca é convidada para almoçar. Se você não concorda com as políticas e procedimentos da companhia, faça um comunicado através dos canais internos oficiais, ou simplesmente ignore.

5. Custos das aquisições pessoais
O espírito de divulgar as suas despesas é quase um convite às outras pessoas especularem sobre seu estilo de vida, ou se você está vivendo além do que seu salário permitiria.

6. Detalhes íntimos
Não partilhe seus detalhes íntimos sobre sua vida com seus colegas de trabalho. Os colegas podem - e vão! - usar essas informações contra você.

7. Política ou religião
As pessoas costumam ter opiniões fortes e apaixonadas acerca desses dois temas. Você pode até alienar um colega, ou ser visto negativamente de uma forma que possa ter impacto na sua carreira.

8. Mudanças de estilo de vida
Rompimentos, divórcios, bebês - compartilhar planos e informações só deve ser feito se existe uma real necessidade da outra pessoa em saber. Senão, as pessoas irão falar sobre a sua capacidade, desejo e limitação, mesmo que acreditem ou não.

9. Blogs ou redes de relacionamentos
O que você fala em uma rede social de relacionamentos, ou mesmo no seu blog, pode ser ainda mais danoso à sua carreira do que se você dissesse pessoalmente. Comentários online podem ser vistos por multiplos olhos, no meio de um surto de raiva do seu colega que teve um péssimo dia, e explodir em sua cara.

10. Visões e opiniões negativas sobre os colegas
Se você não concorda com o estilo de vida de um colega, competências ou habilidades profissionais, confronte a pessoa reservadamente ou guarde pra si mesmo. O local de trabalho não é ambiente para controvérsias.

11. Saídas e necessidades selvagens
É perfeitamente normal se divertir durante o final de semana, mas não precisa conversar sobre suas aventuras selvagens na segunda-feira. Isso pode mostrar uma imagem não profissional e não confiável.

12. Problemas pessoais e relacionamentos - dentro ou fora do escritório
Casamentos falidos e romances voláteis monstram instabilidade do empregado. Romances no escritório levam a fofocas e corações partidos, então é melhor deixar tudo às claras. O caminho mais seguro é jogar segundo a regra de não comer o pão onde se ganha o pão.

13. Comentários de cor ou raciais
Você pode achar que seu colega de trabalho não se ofenderia ou poderia levar como brincadeira, mas você está redondamente enganado. Nunca assuma tal risco. Além do mais, mesmo que você tenha certeza que aquele colega não se importará, não faça o comentário no trabalho. Outras pessoas podem ouvir e não esboçarem a mesma reação.

Traduzido de: http://msn.careerbuilder.com/custom/msn/careeradvice/viewarticle.aspx?articleid=1219&SiteId=cbmsnty41219&sc_extcmp=JS_1219_today1&GT1=10785&cbRecursionCnt=1&cbsid=c1cdc1dcfd014224b10fc51de06143b3-253607472-JG-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário