terça-feira, 20 de novembro de 2007

Coisas deploraveis

(Historiador do cotidiano)

Existem algumas coisas deploráveis na sociedade. Costumes, culturas, opiniões bobas...

Ontem fui praticar a contemplação do inesperado. Fui para o centro comercial do meio do caminho, sentei num banco por meia-hora, e fiquei a observar.

Dentre as inúmeras curiosidades, duas valem notas aqui.

1 - Um grupo de três meninas estavam conversando sobre relacionamentos. Uma loira, magra e alta, reclavama com as amigas: "poxa, eu tenho 25 anos, por que vou continuar meu namoro com um rapaz de 18 que tem que pedir permissão aos pais para sair?"

Por amor, minha jovem. Por amor. As pessoas hoje em dia focam-se demais em relacionamentos como se fossem bens-de-consumo: "ah, quero um relacionamento, vou lá na prateleira e pego". Algumas pessoas têm empecilhos. Uns são físicos, os outros são operacionais e ainda há os culturais. Mas é idiotice você considerar um relacionamento como uma relação quase comercial. É errado! Cadê o romance? Cadê o amor? Cadê os dois sentarem na beira da praia e assistirem ao pôr-do-sol? Ah... tempo é dinheiro por isso não fazem mais essas coisas? Me poupe. O amor é mais que isso.

A pior prisão é aquela que não tem muros!

2 - Um jovem passava de mãos dadas com uma menina, e uma segunda menina que estava sentada levantou-se e começou a gritar com o jovem: "Quem é essa menina? Que safadeza é essa? Quem é essa menina?"

Vergonhoso. Se o cara estava traindo, é vergonhoso. O amor desapareceu? Virou realmente comercial? Algo tipo: "se estou com a menina da prateleira A, mas ela não vem com tal conteúdo anexo, vou trocar pela menina da prateleira B"?

Cadê o amor? Cadê o "construir uma história juntos"? Os meninos sempre têm coisas boas para ensinar para as meninas DA MESMA FORMA que as meninas sempre têm coisas boas para ensinar aos meninos.

O segundo vértice é a menina que se levantou e começou a gritar. Céus, por que o escândalo? Ele lhe traiu... é uma porcaria, é deplorável, é reprovável. Mas faça o seguinte: se levante e passe na frente dele, só para ele perceber que você descobriu. Ele vai se sentir muito pior do que se você fizer um escândalo!



Mas, enfim, a contemplação do inesperado é interessante. Recomendo vocês fazerem isso pelo menos uma vez por semana: sentem-se em um lugar público, freqüentado por diversas "tribos urbanas", e repare nos jeitos, posturas, conversas, modos de andar, e demais possibilidades observacionais.

Será esclarecedor e divertido.

Abraços a todos
E desejo uma excelente terça-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário