domingo, 1 de julho de 2007

Campanha do abraço

(Historiador do cotidiano)

Há algum tempo atrás, alguns meses, um australiano chamado Juan Mann resolveu fazer sua parte por um mundo melhor. Ele iniciou a campanha dos "free hugs" (abraços grátis), como vocês podem ver em: http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4



A idéia consiste em algo bem simples: abraçar! O mero fato de você abraçar todo mundo faz muito bem a todos! A campanha tomou proporções que não seriam possíveis sem a internet: Neste exato momento que digito este artigo, a comunidade do orkut "FREE HUGS [Abraços Grátis]" tem 14.548 membros, e isso só em termos de Brasil !

Se você entrar no YouTube, e digitar as palavras "free hugs", aparecerão vídeos da América do Sul, Central e do Norte, Europa, Ásia, Oceania... (só não vi ainda na África e no Oriente Médio, mas deve ter também). São pessoas ao redor do planeta abraçando as outras e, com isso, trazendo sentimentos melhores.

Aqui no Brasil, podemos dizer que o primeiro (pelo menos pelo que pesquisei) foi o Ary, o vídeo dele pode ser conferido em: http://www.youtube.com/watch?v=FNd_sBddLzM



Eu pessoalmente apóio essa campanha. Ontem fiz minha primeira experiência: numa festa da faculdade, abracei todo mundo quando cheguei, e todos que chegavam eu abraçava também. Alguns meninas ficaram sem entender direito mas o mais engraçado era a cara - visivelmente constrangida - dos homens.

Mas antes de ser engraçado, o importante é que eu percebi um clima bom. Mesmo algumas pessoas que eu mal falo foram simpáticas comigo ontem. Percebi in loco que o poder do abraço é muito maior do que sequer imaginei.

O próximo passo é preparar um cartaz e fazer a experiência na rua. Não quero publicidade, não quero a imprensa no meu pé, não pretendo nem sequer dizer meu nome, só mesmo sair à rua e abraçar pessoas. Fui inspirado pela campanha, quero fazer minha parte, e espero inspirar outras pessoas!

Você também pode participar dessa campanha! Basta preparar um cartaz escrito "abraços grátis" ou "dá um abraço?" e sair às ruas. Vale à pena! Será uma experiência que você se lembrará por toda a vida.

(se quiser melhorar ainda mais a experiência, quando abraçar alguém, diga sinceramente as palavras "muito obrigado").

A todos(as) vocês, queridos(as) leitores(as),
MEUS SINCEROS ABRAÇOS !

3 comentários:

Anônimo disse...

Que bonito!
Mas não sei se teria coragem. Acho que uns marmanjos empolgados viriam me abraçar com segundas intenções.

Mas é uma iniciativa interessante, apesar de achar que aqui em São Paulo uma pessoa que faz isso deve ser considerada louca.

Eu queria ver se aqui alguém tem coragem de aparecer com uma placa dessas em plena praça da Sé.

Fazer isso na Paulista ou na Vila Madalena, por exemplo, é fácil.

Anônimo disse...

Também pensei no centrão de São Paulo, nas imediações do Teatro Municipal, por exemplo, ou no Anhangabaú... Como seria isso? Talvez fugissem de nós se fosse no Viaduto do Chá. As pessoas têm medo de serem assaltadas. Tá. Até eu... Sei lá! Tenho histórias engraçadas, esquisitas e boas sobre abraçar as pessoas porque gosto disso e nem todas as vezes conheço as tais...

Anônimo disse...

Ah! Sair com uma placa por aí, não! Eu já dou abraço sem cobrar nada! Rs!

Abração e ótima semana pra você também.

=))

Postar um comentário