sábado, 20 de dezembro de 2008

Machismo feminino

(Historiador do cotidiano)

Se tem uma coisa que eu detesto é machismo feminino. Você já notou o quanto as mulheres são machistas? Em todo pequeno momento as mulheres deixam aflorar seus machismos. Por exemplo: um homem abrir uma porta do carro para mulher, ou segurar a cadeira para ela sentar... chame de educação, mas é machismo. Uma feminista jamais deixaria um homem fazer isso por ela, porque ela é independente, competente e possui sua individualidade.

E os machismos continuam. Entre dar um livro ou um buquê de flores, qual dos presentes uma mulher machista prefere? Acho que a resposta é óbvio demais, mas para quem tiver dúvidas: as flores! E assim a sociedade vive. Machista de ambos os lados, ela segue faltando óleo novo em suas engrenagens.

Tem um machismo que realmente me incomoda, é ligado aos relacionamentos. Eu cansei de ouvir que "homem de verdade não é aquele que conquista várias mulheres, e sim o que conquista a mesma várias vezes". Ou seja, eu homem tenho que reconquistar minha mulher todos os dias! Tudo bem, até aí as coisas estão tranqüilas. Mas... já notaram que esse comportamento é de mão única?

O machismo diz que os homens precisam reconquistar as mulheres, mas não falam nas mulheres reconquistando os homens. Por quê? Por quê nossas mulheres não podem nos reconquistar todo dia? Por quê elas não podem nos elogiar ou nos bajular como fazemos com elas? Por quê temos que elogiá-las todos os dias, mas elas passam até semanas sem nos elogiarem uma única vez?

Isso realmente me incomoda. Espero que as próximas gerações possam lidar com isso melhor que a minha.

E você? Reconquista seu(sua) parceiro(a) todos os dias? Ou simplesmente deixa-se conquistar e não retribui, ou não toma iniciativa?

Um comentário:

viteste disse...

Ah! Eu reconquisto sim. Amo elogiar, dar presentinhos sem data especial, preparar coisinhas gostosas pra comer, deixar recadinhos me declarando, mandar mensagem de "bajulação" por e-mail, orkut e celular.
Sou a última romêntica!
E concordo que, tanto o homem como a mulher, devem ser assim.
Quanto as formas machistas que as mulheres acabam incorporando é herança cultural - um dia acaba...
Abraços

Postar um comentário