quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tecnologia...

(Historiador do cotidiano)

A tecnologia nos cerca, nos rodeia e nos faz sermos quem somos hoje em dia. E não ache que tecnologia é apenas esse aparelho eletrônico que você está usando para ler minhas palavras. Não é.

Olhe pra você, olhe para as roupas que você está usando... imagine se os seres humanos tivessem essa mesma qualidade de tecido há 10.000 anos atrás? Ou se eles dispusessem de óculos? Ou se tivessem caneta e papel para registrar seus cotidianos? Ou se tivessem uma cama confortável e quentinha para dormirem? E os que caçavam, se tivessem os arcos-e-flechas que dispomos hoje em dia? Image então se tivessem eletricidade para tomar banho ou para conservar a comida na geladeira?

Mas enfim... a maior parte das pessoas associa tecnologia à componentes eletrônicos. De uns poucos dias pra cá, voltei a ler meu aglutinador de rss. Um dos alimentadores é um portal chamado Engadget.

Vou destacar apenas três tecnologias recentes que vi lá:

Celular

Cada vez temos equipamentos de comunicação móvel, com fins de telefonia, que fazem tudo - e você pode até usar como telefone! Olha que bacana...

A Nokia trabalha agora no conceito de, literalmente, computador portátil. Esqueça andar com um trambolho como um notebook (sim, para os conceitos atuais um notebook já é um equipamento ENORME), ou com algo a mais no seu bolso como um PDA.

Não! Esse desconforto de ser um verdadeiro cabide de equipamentos eletrônicos está por terminar. A Nokia trabalha num celular - ainda sem código - que opere com o conceito de "Scroll" (algo como "rolagem" ou "rolamento") desenvolvido pela empresa 13 Tech Design.

O novo celular trás uma tela de toques (tecnologia "touch screen"), uma câmera fotográfica digital de 10 megapixels, e a capacidade de filmar em 1080p, além de vários dispositivos de reprodução de vídeo e áudio. O celular conta também com comunicação por WiFi e Bluetooth. Acha pouco? O celular tem capacidade para rodar os sistemas operacionais Windows XP ou Vista.

Ah... sim... essa nova maravilha da eletrônica até serve para você falar...

Eu me pergunto: Será que precisamos atualmente de tudo isso num celular só?

E eu que fico tão feliz com meu Nokia 1101, que tem uma lanterninha!

Privacidade

As pessoas hoje em dia estão cada vez mais paranóicas com privacidade, segurança das comunicações, sigilo dos dados, criptografia, proteção, proteção e mais proteção...

Chega-se ao ponto de ficar paranóico.

Então imagine um daqueles comerciais enlatados da televisão:

"Você está cansado de todo mundo ler seu chat?"

"Você está cansado das pessoas verem qual a foto da flor que você botou no papel de parede do computador?"

"Você está cansado das pessoas mandarem você crescer, quando passam pelo computador e você está jogando?"

"Se você respondeu SIM a essas perguntas, não precisa mais esperar! Chegou a nova proteção corpo-computador! Desenvolvida pelas empresas Thanko e SolidAlliance, ela lhe permite privacidade total! Você poderá até tirar meleca do nariz e ninguém vai perceber. Mas espere... se você ligar agora ainda receberá totalmente grátis o manual de instrução, seu certificado de garantia, e mais uma belíssima capa para a sua esposa!"

Achou pouco?


Tetris

Está cansado dos jogos convencionais? Está cansado de ver sempre seu jogo predileto sendo jogado da mesma forma? Está cansado de suar nos controles do videogame ou de não ter uma competição realmente física?

Seus problemas acabaram!

O maravilhoso (?) jogo Tetris agora vem na versão de queda-de-braços!

Não canse mais seus dedos operando controles dos jogos, agora é a cada movimento do braço que você gira uma peça ou muda a trajetória dela de descida.

Experimente uma nova sensação de jogar (e quem sabe um gesso pro braço). Jogue Tetris numa disputa de quebra de braços!

(...)

Tecnologia? É... nem sempre podemos falar coisas boas dela.

Abraços, e uma ótima quinta-feira pra você.

2 comentários:

Tati... disse...

Oi voltei, quem é vivo sempre aparece,e quem é morto também rsrsrsrs.
Nossa eu me acabei de tanto rir dessa proteção corpo computador,que coisa mais ridícula. Acho que hoje em dia tudo vem com um pouco de exagero.É certo que a tecnologia facilita a nossa vida,mas sei lá eu não me adapto a certo tipo de tecnologia atual do tipo celular que faz filme ou tira fotos,é o fim da privacidade,o pior é que está por toda parte.Bem passei mais pra dar um alô mesmo.Vou indo.
Até mais.
Um abraço.

Tati... disse...

Uhmmmmmm tive que voltar,estou a vários minutos lendo seu blog e não encontrei o artigo que eu queria,é porque não lembro a data rsrsrs.
Mas tudo bem eu dei umas fuçadinhas por aí. Qualquer dia com mais tempo eu procuro outra vez.

Postar um comentário