segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rituais

(Historiador do cotidiano)

Todos nós temos ritos e rituais. Para as mais diversas coisas. Sejam os procedimentos que você adota antes de tomar banho, antes de sair na rua dirigindo ou até mesmo antes de dormir. Tem quem chame de "manias", outros de "costumes", mas no final das contas todos esses procedimentos são rituais pessoais, que cada qual faz à sua maneira e com ações diferentes das outras pessoas.

Recentemente passamos por um ritual que é quase padrão para, pelo menos, nós brasileiros: o ano novo, ou melhor, as promessas de ano novo! Céus... Acho que 99% das pessoas fez promessas para o ano novo, e esse ritual decorre de outro (às vezes) assustador: a retrospectiva do ano que passou.

Eu também tenho meus rituais de análise. Um deles consiste em, no aeroporto (ou rodoviária) após uma viagem e enquanto espero o veículo que me levará para casa - e quando chego com tempo, ao invés das funcionárias chamando meu nome no altofalante - gosto de analisar como foi a viagem, as coisas boas e não tão boas que aconteceram, como fazer da próxima vez pra ser melhor, o que esqueci de levar, o que levei que não deveria, ente outras coisas.

Neste exato momento, sentado na sala de espera do aeroporto, penso sobre minha estadia em Salvador. Foram poucos dia, e faziam anos que não pisava em tal cidade. Confesso que novamente não gostei da insegurança nas ruas e áreas históricas da cidade.

Mas enfim, no meu ritual de análise pós-viagem, cheguei à conclusão que se alguém for viajar para Salvador e me perguntar o que levar, sem pestanejar responderei: "leve paciência". Porque, falando sério, ô cidadezinha em que nada funciona direito! É tudo MUIIIIITO lento! Chega a dar agonia! Até o aeroporto que deveria ser diferente, chega a ser pior!

Mas enfim, e você? Quais os seus rituais? O que você faz antes, durante e depois de qualquer ação, contanto que seja padronizado? Quais os seus rituais? Como você age no seu cotidiano? Quais são os seus rituais?

Se você começar a prestar atenção nos seus rituais, aprenderá muito mais sobre você mesmo e seu crescimento humano será muiiiito maior.

Então me responda francamente:
Quais os seus rituais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário