segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Amamentar eh preciso

(Historiador do cotidiano)

Amamentar é preciso!

Certa vez li numa reportagem que o choro de bebê é um dos sons mais desagradáveis que existem, ao ouvido humano. Eu já tinha sentido na pele o quão isso é desagradável, mas sempre tive o direito de exercer o ditado "os incomodados que se retirem". E exerci com prazer.

Mas ontem eu estava num avião e não adianta, não tem pra onde ir, pois onde você estiver vai conseguir escutar o choro de um bebê. Céus aquele bebê não parava de chorar e a mãe dele não fazia nada! Botasse ele no colo, falasse alguma besteira, sei lá, mas ela parecia que nem estava ouvindo aquele pequeno altofalante decibélico estrondar!

Depois de alguns pensamentos (não muito simpáticos para com o pequeno produtor de sons) de como silenciar o bebê, comecei a refletir sobre a construção bebeífica. Primeiro que um espermatozóide e um óvulo são abençoados por Deus para serem fruto de uma nova vida. Aí vamos à parte mais biológica... nós homens cedemos parte do nosso DNA que será combinado com o DNA das mulheres, e gerará uma nova criança. Podemos dizer que esse é o "hardware". Depois vem os "softwares" que vão ser instalados ao longo da vida.

Um dos primeiros é o antivírus. O antivírus é instalado (transmitido) ao hardware (bebê) primeiro por meio do cordão umbilical e, depois de desembalado (nascer), o hardware é plugado ao servidor (mãe) por uma espécie de porta usb (seio).

(acho que é um dos textos mais nerds que já escrevi na vida)

Resumindo: é através do leite materno que o bebê recebe os primeiros elementos de nutrição, e também os primeiros anticorpos que carregará por toda a vida para combater infecções. Nesse ponto os pais são completamente inúteis posto que não fornecem um anticorpozinho sequer ao bebê (não vou entrar no mérito da questão, por motivos óbvios).

Então, senhoras mães, amamentem! Eu não tenho propriedade para falar aqui sobre os benefícios do leite materno para os bebês, muito menos sobre a importância dessa imunidade biológica que é transmitida de mãe para filho por meio do leite materno.

Então mães, amamentem seus bebês! Eles precisam do seu leite (e de só dele) por pelo menos 6 meses! Encarem a vida de frente e de peito aberto (literalmente), e amamentem! Vocês farão um bem imensurável aos seus filhos.

Abraços, e uma excelente semana para vocês!

.

Um comentário:

LanaNutri disse...

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!
Parabéns pelo texto, já da pra trabalhar com materno-infantil rs rs rs. É isso mesmo, o leite materno é o alimento essencial para o bebê. Pra se ter idéia ele tem todos os nutrientes necessários e na medida certa para criança e por isso não é preciso a mãe ofertar outro tipo de alimeto, nem muito menos água ou chazinhos até os 6 meses, após esse período é que é necessário a introdução da alimetação complementar. Deus foi tão espetacular na sua criação que ao fazer a mãe, junto já preparou o alimento mais nutritivo e benéfico a saúde humana. Historiador, vc mandou bem o recado... rs rs rs
Bjim

Postar um comentário