quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Deja vu

(Historiador do cotidiano)

Hoje eu senti medo

Hoje eu me assustei. De verdade. Acredito que todos nós já tivemos deja vu's - algo como "já ter visto", quando temos a impressão de vivermos algo que já vimos antes - em maior ou menor escala. Existem várias e várias teorias para (tentar) explicar os deja vus mas nenhuma é definitiva. Dizem que quanto mais você viaja - e mais altera sua rotina - mais deja vus você tem.

Normalmente isso não é problema. É estranho, é desconfortável ou mesmo desconcertante, mas não costuma ser problema. Mas hoje eu me assustei. Hoje eu estava num auditório, com umas 50 ou 60 pessoas, e me vi vivendo algo que tinha sonhado uns anos atrás.

Não sei dizer quanto tempo, sei que sonhei com isso. Na época eu ainda andava de mochila. Devo ter passado mais de uma metade de década sem usar mochilas. Lembro como se fosse hoje... o auditório, a posição que estava sentado, a mesa, as cadeiras, as pessoas, a mochila. Céus, quando eu sonhei isso o auditório nem sequer existia! E hoje foi a primeira vez na vida que botei meus pés nele.

Por alguns instantes eu me apavorei. Não sabia se o que via era meu cérebro se recordando do sonho, ou o sonho sendo pura e simples realidade. Tudo bem, eu sabia... mas me assustei. Acredito que nunca tive um deja vu como este. Nunca as coisas vieram tão à mente como hoje, parece até que eu sabia o que as pessoas iam falar.

Alguns anos atrás, quando sonhei, lembro de ter acordado e tentado lembrar as pessoas. Eram pessoas que nunca tinha visto na vida, num local que eu nunca tinha estado - o auditório sequer existia! - e hoje tudo aconteceu como no sonho de muitos e muitos anos atrás.

Hoje eu parei e pensei... pensei em tudo que já sonhei (ou pelo menos algumas coisas). Será que esses sonhos vão se tornar realidade daqui há alguns anos? Se sim, daqui há quanto tempo?

Hoje...

Hoje eu tive medo...

Um comentário:

Karina disse...

Isso aconteceu comigo um tempo atrás.. Fiquei arrepiada!

Bjus

Postar um comentário