terça-feira, 23 de junho de 2009

Frase do dia

"Você não convence ninguém dizendo. Você convence perguntando."

(You don't persuade by telling; you persuade by asking)
Autor: Zig Ziglar

Agora, pense comigo e responda francamente:

Meu trabalho, enquanto assessor comunicacional, muitas vezes é fundamentado em perguntas. Perguntas que ajudam meus interlocutores a encontrarem as soluções reais e imediatas para seus objetivos.

Jamais digo o que alguém deve fazer. Não funciona. Mesmo que eu soubesse o que fazer (o que nem sempre sei), a outra pessoa jamais confiaria em uma conclusão minha. Por isso, ao perguntar, torno a conclusão nossa, seja qual for.

Envolvo meu interlocutor para que, juntos, possamos descobrir o caminho, descobrir como passar pelo caminho e descobrir como pontuar o caminho, de forma que possamos entender como avaliar a caminhada juntos. Se você quer realmente convencer alguém de alguma coisa, apenas pergunte. Jamais diga o que ela deve fazer. Perguntas respeitam a inteligência da outra pessoa - e a sua.

Com quem você testará isso hoje?

Um comentário:

Caca disse...

Você é um Socrático dos bons. Isso é maiuêutica pura.
abraços.

Postar um comentário