sábado, 17 de janeiro de 2009

Uma mentira por dente

Extraído de: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4903

Que legal é sabermos todo o necessário sobre nossos 32 dentes. Mas muitas dessas suposições são baseadas em mitos que este surpreendente artigo, escrito pelo Dr. Phill Stemmer, desmistifica um a um. Por exemplo: o chocolate não faz mal aos dentes, mas o leite sim. Escovação em excesso faz mal aos dentes. E os amarelos são bem mais fortes que os claros. 32 atribuições errôneas, uma para cada dente, que alguém um dia nos ensinou.

  1. Os dentes brancos não são tão fortes como os amarelos.
    O branco pode resultar muito mais atraente, mas as pesquisas demonstram que estes dentes tão pulcros são menos resistentes às caries que os amarelos. Conforme a idade vai passando, as mudanças estruturais na dentição (o tecido semi-ósseo que se encontra embaixo do esmalte da superfície dental) e a redução do fluxo sanguíneo que chega aos dentes pode fazer que eles fiquem mais amarelos, mas nem por isso menos sãos. O uso excessivo de produtos clareadores também pode eliminar a camada do esmalte protetor.
  2. A escovação e o uso do fio dental não eliminam o mau hálito.
    O uso da escova e do fio dental com regularidade elimina o excesso de bactérias que permanecem na boca e produzem o mau hálito. Mas existem outras causas que podem produzir halitose, como a ingestão de alimentos produtores de enxofre (tais como a cebola) ou a secura bucal causadas por certas medicações. O acúmulo de bactérias na parte posterior da língua também agrava o problema.
  3. A escovação após a alimentação pode causar mais dano do que proveito.
    Ainda que seja importante a escovação dos dentes pela manhã e pela noite, não é necessário fazê-lo após a cada refeição. De fato, este costume pode resultar mais prejuízos do que benefícios, especialmente depois da ingestão de alimentos ácidos como os cítricos, dado que a escovação eliminaria o esmalte debilitado pelo ácido. O certo é escovar os dentes ao menos uma hora depois da refeição. Também é melhor escovar os dentes antes do café da manhã, não depois, já que assim se evita a erosão dental ao cobrir os dentes com flúor.
  4. O chocolate protege em frente à caries.
    Se você gosta de doces, é melhor que prefira o chocolate em vez de balas. Pesquisadores japoneses comprovaram que parte do grão do cacau possui conteúdos anti-bacterianos que poderiam evitar o aparecimento de cáries. Enquanto o açúcar na boca aumenta o risco do problema, este componente poderia compensar o alto nível de açúcares do chocolate.
  5. Chupar dedo ou chupeta não causa dano algum aos dentes.
    Ao invés do que se diz não é provável que este costume prejudique a dentadura. Para que isso aconteça o costume deverá ser muito constante e duradouro.
  6. Chupar uma aspirina não elimina a dor de dente.
    Se você estiver com uma dor de dente, é possível que uma aspirina ajude, mas só se for engolida. A aplicação direta do comprimido sobre o dente dolorido pode queimar os tecidos macios e sensíveis de sua boca.
  7. As compressas quentes faciais não mitigam a dor de dente.
    O calor poderia agravar a inflamação e aumentar a dor. Se existe inflamação, a alternância de panos frios e quentes poderia ajudar, mas não para a dor. A inflamação deve ser sempre examinada por um dentista, já que poderia se tratar de um abscesso.
  8. Não ignore a dor de dente leve, só piorará.
    A maioria das dores de dente começa de forma branda e agrava-se gradualmente. Não ignore as pontadas dolorosas, a pressão ou outros sinais, por mais débeis que resultem. Vá ao dentista.
  9. As cáries também podem atacar os adultos, sobretudo após os 60 anos.
    ë bem verdade que as caries atacam mais as crianças que aos adultos e o risco deste problema se reduz a partir dos 20 anos. No entanto, quando as gengivas chegam aos 60, o risco aumenta de novo. Dado que as gengivas afastam-se dos dentes, as raízes ficam mais expostas e é possível que a caries ataquem.
  10. A escova elétrica é três vezes melhor que a manual.
    As escovas manuais costumam ser utilizadas em movimentos laterais, que podem desgastar as gengivas e a base do dente. As escovas elétricos são melhores porque vibram em três direções, o que significa que limpam em maior profundidade.
  11. A escovação é boa para as gengivas que sagram.
    O sangramento das gengivas é um sina de má saúde e inflamação, geralmente por uma acumulação de placa ao redor dos dentes. As gengivas seguirão sangrando até que a placa seja eliminada, pelo que sua escovação colabora na sua recuperação de forma eficaz.
  12. A água com gás pode dissolver o esmalte.
    Evite a água com gás e refrigerantes, dado que contém ácido carbônico, que pode dissolver o esmalte dental. A ingestão de água fluorada está vinculada com a redução de caries e a melhora da higiene dental.
  13. A escovação excessiva pode prejudicar gengivas e dentes.
    Uma vez eliminada a placa, a escovação prolongada e agressiva pode causar danos aos dentes, porque retira o esmalte e desgasta a superfície dental. Até 20% da população sofre retrocesso das gengivas, com freqüência por causa da escovação agressiva. A escovação eficiente não dura mais que dois minutos com pequenos movimentos rotativos em ângulos de 45 graus na base do dente.
  14. Pó dentrifício pode resultar prejudicial.
    Algumas pessoas ainda aplicam o talco dental, em geral fumantes para limpar a nicotina dos dentes, com os dedos. O problema é que este pó, além de acabar com p o esmalte, pode ficar depositado nas gengivas e causar inflamação, deixando a dentição ainda mais débil e propensa aos males do cigarro.
  15. O suco de frutas pode prejudicar a saúde dental.
    Muitos pais dão a seus filhos sucos naturais, mas ainda que o conteúdo nutricional seja melhor, sua acidez poderia causar problemas. Prefira sempre diluí-lo em água.
  16. O leite pode prejudicar os dentes.
    Enquanto o leite possui um conteúdo nutritivo excelente, só deveria ser tomado durante as refeições, já que o conteúdo de lactose (o açúcar do leite) pode prejudicar a dentição. Por esta razão não é recomendável deixar um copo de leite morno na cabeceira das crianças durante a noite, porque ao tomá-lo os dentes ficarão expostos ao ataque ácido, sobretudo porque os agentes neutralizantes da saliva secam quando dormimos.
  17. A carie dental nem sempre é dolorosa.
    A dor nem sempre está relacionado com as caries. Geralmente só doem quando estão em estado bem avançado. É muito possível padecer de um abscesso sem se dar conta disso. Daí que as revisões dentais ao menos a cada seis meses sejam fundamentais.
  18. O flúor é vital para crianças e adultos.
    O flúor é tão eficaz na prevenção de caries nas crianças como nos adultos. Eleja sempre um dentifrício com flúor, já que fortalecerá sua dentição contra as caries.
  19. Mastigar chiclete pode ajudar a evitar caries.
    Os chicletes sem açúcar ajudam a evitar as caries ao tirar as bactérias dentre os dentes. Ademais facilitam a produção de saliva, que contém cálcio e fosfato. Esta espécie de lavagem dental remineraliza e endurece os dentes depois do ataque ácido da refeição. Escolha um tipo de chiclete que contenha xilitol com edulcorante natural.
  20. Os dentes de leite precisam tanto cuidado como os adultos.
    Conquanto é verdadeiro que os dentes de leite caem, sua pronta perda por causa das caries interferirá na mastigação e afetará à ingestão de nutrientes. Ademais poderia dar lugar ao deslocamento dos dentes adjacentes. Como resultado, os dentes adultos podem nascer em posição irregular ou de dois em dois. Não descuide da importância de habituar as crianças a lavar os dentes.
  21. As dentaduras devem ser mudadas a cada cinco anos.
    Uma boa dentadura postiça pode durar muitos anos, mas não para sempre. Os tecidos orais da parte inferior da dentadura mudam com o tempo, mas os materiais duros não se adaptam. Daí que inclusive as dentaduras que se encaixam perfeitamente devem ser trocadas ao menos a cada cinco anos.
  22. A limpeza profissional não causa o movimento dos dentes.
    Muitas pessoas comentam que, depois de uma limpeza de tártaro, sentem-se com os dentes estivessem mudado de posição. Este tipo de limpeza pode resultar bastante invasiva, mas os dentes encontram-se bem sujeitos mediante os tecidos de apoio do periodonto, incluindo o osso.
  23. Os produtos de enxágüe bucal com álcool criam mau hálito.
    Alguns pesquisadores afirmam que os elixires bucais a base de álcool alimentam às bactérias e o mau hálito. Também podem secar a boca. Certos estudos vinculam os níveis altos de álcool na boca com o câncer bucal.
  24. As úlceras bucais não costumam ser sintoma de câncer.
    As úlceras bucais têm múltiplas origens, mas poucas vezes produzem câncer. É possível que sejam mudanças hormonais, estresse, falta de ferro, ácido fólico ou vitamina B12. Costumam sarar por si mesmas em 15 dias. No entanto, é recomendável a revisão de úlceras que não curem, já que poderiam sugerir tumores malignos.
  25. As mulheres grávidas devem cuidar mais dos dentes.
    As grávidas devem ser muito cuidadosas com respeito à higiene dental, já que são mais propensas a ingerir mais alimentos doces e com maior freqüência. Ademais podem sofrer sangramentos nas gengivas devido às mudanças hormonais.
  26. A má dentição nem sempre é hereditária.
    Ainda que, sim, exista certa conexão genética entre os pais com dentes fracos e seus filhos, é mais freqüente que os maus hábitos dentais venham de uma má dieta instaurada pelos pais.
  27. Os anti-sépticos bucais não combatem as bactérias.
    Os anti-sépticos bucais são fundamentais na redução do volume da placa, mas não chegam às zonas onde pode existir bactérias somente alcançadas pelas escovas.
  28. O uso do fio dental previne as doenças cardíacas.
    O fio dental não só previne as doenças das gengivas, senão também as do coração. Pesquisadores estadunidenses descobriram que as pessoas com problemas de gengivas são duas vezes mais propensas a padecer problemas coronários.
  29. Podemos ranger os dentes sem dar-nos conta.
    A ação de ranger os dentes é involuntária, e geralmente é produzida durante a noite, quando estamos totalmente inconscientes disso. Vá a seu dentista e solicite um protetor noturno para relaxar as mandíbulas.
  30. A boca seca pode prejudicar os dentes.
    Uma boca constantemente seca é indício de diabetes. Se não tratar este problema, os dentes podem ser prejudicados, já que a saliva é fundamental para tirar os restos de comida e neutralizar os ácidos.
  31. Os branqueadores dentais não mudam a cor.
    Os dentifrícios branqueadores só eliminam as manchas existentes nos dentes, o que faz com que a cor original, seja branco ou amarelo, ressalte mais. Mas não farão com que a cor de seus dentes seja mais branco ou brilhante.
  32. A saliva demonstra se temos mau hálito.
    Uma forma prática de comprovar isso é dar uma lambida molhada na parte interna de seu pulso, deixe secar um minuto e comprove o cheiro. Provavelmente você não vai gostar, mas este é o cheiro de seu hálito.

.

2 comentários:

Who Cares? disse...

Caralheo é mta informação sobre o que há dentro da vossas bocas !!!

Os meus dentes estão bons e o seu? eis a pergunta hehehehe

viteste disse...

Oi! Tanta informação que quase me perdi no que é verdade e o que não é. Mas todas, muito válidas.
Abraços

Postar um comentário